Município de Viseu evoca Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com lançamento de conteúdos digitais de história e arqueologia

 

Visitas virtuais 360 graus do Polo Arqueológico de Viseu, 2º livro da coleção VISEU PATRIMÓNIO e curiosidades sobre a Cava de Viriato serão partilhadas amanhã 

Este sábado, 18 de abril, o Município de Viseu assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o lançamento de um conjunto de conteúdos digitais sobre a história e arqueologia de Viseu, nos seus sites e redes sociais. No mesmo dia, assinala-se um ano da instituição do Polo Arqueológico de Viseu, o serviço municipal para o património arqueológico. 

Devido ao novo Coronavírus, o Município apostou na criação e lançamento de conteúdos online, acessíveis a todos a partir das suas casas, para assinalar a data. 

Neste dia, o Polo Arqueológico de Viseu lança as suas primeiras visitas virtuais 360 graus.

Estas visitas, cujos cenários são a Coleção Arqueológica José Coelho, a Casa e Jardins do Miradouro e os roteiros “José Coelho pela Cidade”, constituem uma verdadeira experiência digital 360 graus, que ficará disponível para toda a comunidade, no endereço www.poloarqueviseu.pt/360. 

O 2º livro da coleção VISEU PATRIMÓNIO também será lançado neste dia, no site do Museu de História da Cidade: www.mhcviseu.pt 

Da autoria de Ana Pipa, investigadora viseense, a obra versa sobre os protagonistas da historiografia (e da própria história) de Viseu entre os séculos XVII e XX. Neste livro, a autora reconstitui, inventaria e descreve uma extensa galeria de notáveis da História e Património viseenses, os seus contributos e conquistas, quando não dos seus traumas, tensões e frustrações. Maximiano de Aragão, José de Almeida e Silva, Francisco de Almeida Moreira, Amorim Girão, José Coelho,  Lucena e Vale e Celso Tavares da Silva são algumas das personalidades tratadas. 

Esta será uma versão digital que estará disponível para consulta e download no site do Museu de História da Cidade. Quanto à versão impressa, esta será publicada ainda no 1º semestre deste ano e disponibilizada assim que os diversos “pontos de venda” do Município reabram ao público. 

Mais tarde, nas redes sociais do Município de Viseu, Catarina Tente apresentará algumas curiosidades sobre a Cava de Viriato, em formato vídeo. A coordenadora do projeto VISEU PATRIMÓNIO falará sobre o fascínio do monumento, o seu carácter misterioso e algumas particularidades do mesmo. 

Para o Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, “estas iniciativas são um sinal que, em tempo de pandemia e de crise, não abrimos mão do património, da sua investigação, divulgação e usufruto. Os edifícios dos museus e casas de cultura podem estar encerrados, mas as suas missões e atividades estão abertas e ao serviço da comunidade. Em particular, com as visitas virtuais 360º do Polo Arqueológico damos mais um passo no sentido do desafio da digitalização do nosso património arqueológico”. 

A publicação destes conteúdos poderá ser acompanhada ao longo do dia nas redes sociais do Município de Viseu, no Facebook e Instagram.