Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva

Inaugurada a 31 de Maio de 2002, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva fica situada na Rua Aquilino Ribeiro (junto à Loja do Cidadão).

Resultou de um projeto idealizado pela autarquia viseense, apoiado pelo IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), tendo sido concebido por uma equipa coordenada pelo Arquiteto Manuel Tainha.

Especialmente destinada a prestar serviços à comunidade, a Biblioteca Municipal é um serviço público que procura responder às novas exigências de natureza cultural, de informação e de aprendizagem, acompanhando a evolução do Município nas mais diversas áreas, investindo no incentivo à leitura, esforçando-se para criar o gosto pelo livro e hábitos de leitura.

É um objetivo geral: facilitar o acesso ao conhecimento e à informação, através do empréstimo e consulta local de livros, periódicos, documentos audiovisuais, no pleno respeito pela diversidade humana, segundo os princípios definidos pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

O fundo documental distribui-se de forma organizada pelas estantes de espaços diversificados: sala de leitura de adultos, sala infantojuvenil, sala multimédia, sala de publicações periódicas, espaço de leitura informal. Existe ainda uma sala destinada a dar apoio a pessoas com deficiência visual, dotado de equipamento apropriado. O setor adulto acolhe ainda a BDteca Luiz Beira que resulta da doação inicial à Biblioteca Municipal de cerca de 9300 álbuns e revistas de Banda desenhada, em permanente atualização.

A Biblioteca dispõe ainda de um valioso espólio documental antigo, que se encontra num espaço reservado fora do alcance do utilizador comum, sendo alvo de inúmeras solicitações de consulta por parte de investigadores.

Inserida numa nova política nacional de leitura pública, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva oferece aos leitores um amplo espaço cultural, aberto à informação e lazer, recebendo com frequência atividades como apresentação de livros, encontros com escritores, atividades para famílias, teatro, exposições, tertúlias, palestras, etc. Ao público escolar, especialmente ao pré-escolar e 1º ciclo, a Biblioteca oferece um leque de atividades lúdicas, tais como hora do conto, dramatização de histórias, ateliês de escrita, de leitura e de expressões, jogos lúdicos, etc.

Através do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares - a Biblioteca Municipal mantém uma cooperação ativa com as bibliotecas escolares do Município de Viseu, fomentando a sua criação e desenvolvimento enquanto centros de recurso de informação com livre acesso e destinados à comunidade escolar. O SABE contribui ainda para a formação contínua dos profissionais envolvidos, através da participação em projetos de trabalho concelhio e do planeamento de ações de promoção e dinamização da leitura.

Biblioteca tem nova sala de leitura e estudo

Resultante de uma obra de ampliação do edifício, a Biblioteca Municipal oferece, desde 2018, um novo espaço de estudo e leitura com 80 lugares sentados. A intervenção permitiu ampliar a capacidade da utilização do público, com o consequente aumento dos postos de leitura da biblioteca dos adultos.
Genericamente, foi construída uma nova sala com cerca de 240 m2 de área útil.