Saltar para o conteúdo principal

Conteúdo Relacionado

Exposição "Lugares Restos", na Galeria de Arte Contemporânea VNBM

29 Out a 13 Dez 2022
Exposição "Lugares Restos", na Galeria de Arte Contemporânea VNBM
Através da VNBM - arte contemporânea, a artista plástica Gabriela Albergaria apresenta a exposição LUGARES RESTOS REMNANT SPACES que se concentra na ideia de reparação e apresenta uma série de desenhos e de objectos têxteis, alguns oferecidos pela comunidade que foram intervencionados e transformados pela artista, bem como uma peça inédita de reparação de ramos mortos encontrados no chão de vários parques de Viseu.

A inauguração tera lugar no sábado, dia 29 de outubro, pelas 17H30, na Rua Senhora da Boa Morte, 18, integrará um workshop de Cerzir, ministrado por Cidália Rodrigues, artesã de Tibaldinho.

Sobre Gabriela Albergaria

O trabalho da Albergaria envolve um território: a Natureza. Uma natureza manipulada, plantada, transportada, hierarquizada, catalogada, estudada, sentida e relembrada através da exploração contínua de jardins em fotografia, desenho e escultura. A artista vê os jardins como construções elaboradas, sistemas representacionais e mecanismos descritivos que sintetizam um conjunto de crenças ficcionais que são empregadas para representar o mundo natural. Os jardins também são ambientes dedicados ao lazer e estudo, processos culturais e sociais que produzem uma compreensão histórica do que é conhecimento e do que é prazer.

De maneira mais geral, as imagens de jardins e espécies vegetais empregadas pelo artista são utilizadas como dispositivos para revelar processos de mudança cultural por meio dos quais são produzidas visões da natureza. Mediados por sistemas de representação, eles geram diferentes versões do que vemos como paisagem – um sistema complexo de estruturas materiais e hierarquias visuais, construções culturais que definem o enquadramento de nosso campo visual.

Desde 1999 a Albergaria expõe regularmente em todo o mundo.

VNBM é um programa cocriado pela Pausa Possível - Associação Cultural e de Desenvolvimento e pela Produtora Cul de Sac, Lda. Conta com o apoio do Município de Viseu, no âmbito do programa EIXO CULTURA Viseu.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi