Saltar para o conteúdo principal

3ª edição do Dizer Poesia evoca Camões nos 500 anos do seu nascimento

19-02-2024Cultura
3ª edição do Dizer Poesia evoca Camões nos 500 anos do seu nascimento

» PROGRAMA COMPLETO «

O "Príncipe dos Poetas” dá o mote a um programa de 40 ações, que decorre de 21 a 24 de março, em Viseu. A fadista Lina e a rapper Capicua são nomes com presença garantida no cartaz musical. Espetáculo RUGE, de Rodrigo Guedes de Carvalho, e performance de Pedro Freitas, o "Poeta da Cidade”, em destaque na programação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cidade-Jardim dá as boas-vindas à primavera com o DIZER POESIA. De 21 a 24 de março, o evento apresenta um programa eclético, com cerca de 40 ações, da poesia à música, passando por conversas, performances e exposições, cinema e visitas guiadas, sem esquecer um conjunto de atividades para os mais pequenos.

Nesta 3ª edição, o DIZER POESIA evoca e homenageia aquele que é considerado o maior poeta português de todos os tempos, o "Príncipe dos Poetas”: Luís Vaz de Camões. Precisamente no ano em que são celebrados 500 anos do seu nascimento, o evento elege a figura e a sua vasta obra como pontos de partida para quatro dias intensos, dedicados ao género literário. 

A par da Casa Amarela, que nos anos anteriores se assumiu como espaço-âncora do evento, o renovado Mercado 2 de Maio será também, este ano, espaço de eleição para receber concertos e performances. A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, o Museu Almeida Moreira, o Museu de História da Cidade e o Museu Keil Amaral irão constar, igualmente, do leque de "palcos” do DIZER POESIA, especialmente na oferta para as crianças e famílias. 

Ao longo destes dias, a poesia sairá à rua, numa revisitação muito particular da obra de Camões, mas também de outros poetas e autores portugueses de renome. 

Desde logo, a Praça da República (Rossio) acolherá uma exposição temática, constituída por uma seleção de poemas de Luís Vaz de Camões, desafiando a comunidade a interagir e a conhecer, de forma criativa, a obra do poeta. 

Já no fim de semana, em espaços emblemáticos da cidade, realizar-se-á o "Aqui Há Poesia”, com visitas guiadas pelo Grupo OFF. Numa mistura de poesia, música e dança, a iniciativa multidisciplinar convida os participantes a (re)descobrir Camões, Aquilino Ribeiro, Luís Miguel Nava, Judith Teixeira, Augusto Hilário, entre outros. 

Ainda na vertente expositiva, a Casa Amarela acolherá, de 21 a 24 de março, a mostra "Deuses do Olimpo”, que exibirá um conjunto de desenhos do arquiteto Luís Teles, a partir da obra "Os Lusíadas”. Neste contexto, será ainda lançado um livro com o mesmo nome, no dia 21, na Sala Judith Teixeira, em parceria com as Edições Esgotadas. 

Na Sala Luís Miguel Nava, várias edições especiais, nacionais e estrangeiras, d’Os Lusíadas, provenientes do Fundo Antigo da Biblioteca Municipal de Viseu, estarão aqui expostas, proporcionando a todos uma oportunidade única para observar de perto este património único e de valor inestimável, guardado e preservado na "Casa dos Livros”. 

Ainda numa aproximação ao "Príncipe dos Poetas”, a Sala Luís Miguel Nava, envolta num ambiente a preceito, assumir-se-á como um espaço lounge, de conhecimento e reflexão, disponibilizando aos visitantes a playlist "Camões ao Ouvido”. Diversos poemas do autor poderão ser ouvidos, numa declamação "ao ouvido” por vários jovens viseenses e personalidades convidadas. 

Fazendo jus ao nome do evento, e na verdadeira aceção da palavra, destaca-se, igualmente, um momento especial no campo da performance. 

Num registo spoken-word, no dia 24, o programa apresenta Pedro Freitas, mais conhecido como o "Poeta da Cidade”. O jovem escritor e diseur de poesia ganhou reconhecimento no universo digital, ao partilhar e declamar poemas, escritos e ditos, incentivando a paixão pela literatura junto da comunidade. 

Em Viseu, Pedro Freitas protagonizará um espetáculo poético-musical, na Casa Amarela, a partir do livro "Ela - Metafisicamente d’outro Mundo”, apresentando um registo diferente do habitual, no qual interpreta os textos com um conjunto de ambiências sonoras. 

Numa harmonização perfeita entre a poesia e a música, a Cidade-Jardim será ainda palco de quatro concertos e espetáculos de excelência.

Na estreia do DIZER POESIA, o Mercado 2 de Maio acolherá a fadista Lina, que aqui celebrará o seu segundo e mais recente álbum em nome próprio, Fado Camões, dedicado à lírica do poeta português, numa colaboração com o produtor e músico britânico Justin Adams. 

Aclamada pela crítica internacional pelo seu trabalho em parceria com o produtor catalão Raül Refree, ao trabalhar o reportório de Amália, Lina tem recebido inúmeros prémios europeus e mundiais - entre outros, foi vencedora da 1ª edição do Prémio Carlos do Carmo 2021 e ganhou o álbum do ano dos World Music Charts Europe 2020. 

No segundo dia do evento, o DIZER POESIA apresenta RUGE - Poemas e Canções, um projeto de poesia e música de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves. Este é um espetáculo sobre o amor e tudo o que o rodeia, que cruza as palavras escritas, cantadas e faladas. Terá lugar no Mercado 2 de Maio. 

No sábado, dia 23, o Mercado 2 de Maio volta a ser o epicentro da palavra dita e cantada, com a atuação da artista Capicua. Misturando canções e poemas declamados, entre o rap e a palavra dita, a rima e a prosa poética, Capicua apresentar-se-á com a sua banda neste concerto que irá revisitar várias etapas da sua discografia e que espreitará para o seu "Aquário”, um livro de crónicas, letras e poemas, editado em 2022. 

A fechar a terceira edição do evento, a 24 de março, estará o concerto "Do Amor e da Glória em Camões”, um projeto cuja composição musical original e interpretação é de Rui de Luna, com Marcos Lázaro no violino e Natália Luiza na declamação. Este é um espetáculo que une a poesia e a música, e que quer dar a ouvir alguma da poesia lírica deste poeta que atravessou o tempo e cujo nome se funde com o dia da nação portuguesa. 

Na 3ª edição do DIZER POESIA haverá ainda lugar a "Conversas sem Guião”, ambas no sábado. Uma delas com Capicua; e a outra com a escritora Maria João Lopo de Carvalho, esta última sobre o seu livro "Até que o amor me mate: as mulheres de Camões”, o qual convida a conhecer as sete mulheres que cruzaram a vida do poeta, ao longo dos seus 55 anos, e as várias histórias de amores e desamores, conquistas e esperas. 

De sublinhar o recital de poesia, a 22 de março, com poesia de Alfredo Keil, Maria Keil e Francisco Pires Keil do Amaral, que decorrerá no Museu Keil Amaral, pelas 18 horas. 

E porque o DIZER POESIA não é apenas para adultos, o Município de Viseu, através da Biblioteca Municipal e dos Museus Almeida Moreira, Keil Amaral e de História da Cidade, preparou uma programação especial e gratuita para que crianças e jovens possam contactar com o universo literário, através de áreas como o cinema, a música, a escrita, o teatro ou as artes plásticas

Em parceria com o Cine Clube de Viseu, regressam as "Curtinhas com Poesia” e as "Escolas Animadas”, ambas dedicadas a explorar os filmes de animação, as suas histórias e técnicas. 

Já nos três Museus Municipais, os petizes poderão criar e declamar poemas, escritos e visuais, nas atividades "Vem fazer o teu poema (com som exterior)”, "Poemas saltam dos livros” e "Poesia Blackout”. Terá ainda lugar a iniciativa "Biblioteca no Jardim”, que desafia os participantes a criar uma pequena biblioteca gratuita no jardim do Museu Keil Amaral. 

Já na "Casa dos Livros”, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, as crianças e as suas famílias terão oportunidade de participar na iniciativa "Poesia para miúdos. Histórias com poesia”, de contos e ateliês; no espetáculo ME.DO, de Joana Martins, baseado no livro do Sérgio Godinho "O pequeno livro dos medos"; ou no concerto pedagógico "Som da Palavra”, de Ana Sousa. 

Nesta 3ª edição, o Município de Viseu volta a lançar uma OPEN CALL a todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, residentes no concelho, desafiando a sua criatividade e talento para apresentarem trabalhos e obras em torno de áreas como o spoken word, a poesia, o poetry slam, o stand-up ou o discurso convencional, sobre um tema à sua escolha. 

As candidaturas irão decorrer entre os dias 19 de fevereiro e 10 de março, havendo prémios pecuniários para os três primeiros lugares. Os resultados serão divulgados e apresentados publicamente na tarde de 24 de março, na Casa Amarela. 

Por ocasião do DIZER POESIA, será ainda apresentada, no dia 21, a edição 2024 do Prémio de Poesia Judith Teixeira, o qual visa homenagear, de forma simbólica, a vida e obra da escritora viseense, ao mesmo tempo que promove a criação cultural e literária e auxilia os autores no acesso à edição dos seus textos. 

Também de destacar, nesta programação, é a realização de ações de sensibilização e de escrita criativa poética, que estão a ser desenvolvidas com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Viseu, no seguimento da dinamização e promoção da leitura e da escrita que tem vindo a ser realizada através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi