Apoios para os Transportes Públicos acentuam disparidades em Portugal

19-01-2024Mobilidade
Apoios para os Transportes Públicos acentuam disparidades em Portugal
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, abordou na reunião de Câmara de ontem, dia 18 de janeiro, as discrepâncias registadas no financiamento de transportes públicos, a nível nacional. Dos cerca de 437 milhões de euros disponíveis para investimentos nos transportes, no âmbito do programa INCENTIVA+TP, mais de dois terços ficarão alocados à Área Metropolitana de Lisboa (53%) e à Área Metropolitana do Porto (15,3%), deixando o resto do país com dotações entre os 3% e os 0,33% de apoio estatal.

O autarca viseense considera que este "é mais um exemplo de um país com duas cabeças grandes, uma maior que a outra, e um corpo raquítico”, numa analogia a um país cada vez mais centrado nas duas maiores cidades. Fernando Ruas sublinha ainda, uma vez mais, as desigualdades de investimento e dificuldades no incentivo ao desenvolvimento encontradas no Interior do país. Beira Baixa, Alto Tâmega e Trás-os-Montes, todas no interior, são as comunidades intermunicipais que menos verbas vão receber, à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões serão designados 1,32% destas verbas.