Aprovadas cinco novas propostas de delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana nas Freguesias do concelho

09-11-2023Freguesias

Na reunião de Câmara de hoje, 9 de novembro, foram aprovadas mais cinco propostas de delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana nas Freguesias do concelho. São elas em Oliveira de Barreiros, na Freguesia de São João de Lourosa; em Vil de Souto e Figueiró, ambas na Freguesia de São Cipriano e Vil de Souto; em Bigas, na Freguesia de Lordosa; e em Povoação, na Freguesia de Povolide.

Estas novas ARU’s juntam-se a outras treze, já aprovadas e publicadas em Diário da República, num espaço temporal de ano e meio – Lustosa, Pindelo, Travassos, Vila Chã de Sá, Fail, Vila Chã do Monte, Boa Aldeia, Couto de Cima, Dade, Póvoa de Calde, Farminhão, Cepões e Nogueira de Côta.

É objetivo do Município, através da Viseu Novo SRU, criar Áreas de Reabilitação Urbana em todas as Freguesias do concelho, como medida de combate à desertificação das zonas rurais, através da implementação de um conjunto de incentivos ao povoamento e à reabilitação do edificado e espaço público dessas áreas, valorizando o património arquitetónico existente.