Aprovados protocolos e contratos-programa no valor de cerca de 713 mil euros

21-12-2023Município
Aprovados protocolos e contratos-programa no valor de cerca de 713 mil euros

Entre eles, destaque para os alusivos a obras de pavimentação, requalificação ou execução de redes de água e saneamento. Aprovados foram também protocolos no âmbito do programa Escola Ativa e do projeto "Informática para Seniores”

Na reunião de Câmara de hoje, foram aprovados um conjunto de protocolos e contratos-programa , que permitem assim dar continuidade às diversas prioridades governativas do Município.

Na vertente das obras, destaque para a aprovação de protocolos com vista à construção de passeios na Avenida do Campo de Futebol e respetiva proposta de sinalização vertical, na Freguesia de Ranhados; e à execução da rede de saneamento na Rua do Passadoiro, em Loureiro de Silgueiros, Freguesia de Silgueiros. Um investimento no valor de 107 mil euros.

Já no campo dos contratos-programa, foram aprovados aqueles que visam a requalificação do Largo da Capela, em Masgalos, Freguesia de Coutos de Viseu; a requalificação da Rua Prof. Cristóvão Moreira Figueiredo, na Aguieira 2000, e a Rua de São Francisco, no Bairro Lusitano, ambas na Freguesia de Viseu; e a requalificação da Calçada do Alto, em Mosteirinhos, e da Rua da Figueira, em Couto de Cima, ambas na Freguesia de Coutos de Viseu. O montante financeiro aplicado é de 564 mil euros.

Novos protocolos de colaboração para o projeto municipal "Informática para Seniores” foram também aprovados, nomeadamente com as Freguesias do Campo, Santos-Êvos, Silgueiros, Cavernães, Ribafeita, São Pedro de France, Calde e Orgens, estes num valor que ascende a 24 mil euros. É dada assim continuidade a este projeto que procura combater os problemas consequentes do envelhecimento e da falta de exposição às Tecnologias da Informação e Comunicação, dando ferramentas que fomentem a qualidade de vida, proporcionem lazer e diminuam o isolamento que afeta drasticamente esta faixa etária.

Na área do desporto, somam-se mais cinco protocolos entre o Município de Viseu, quatro Agrupamentos de Escolas do concelho – Infante D. Henrique, Grão Vasco, Viso e Viseu Norte – e respetivas Associações de Pais e Encarregados de Educação ou Juntas de Freguesia, para a prossecução do Escola Ativa, com um investimento global que ascende a 18 mil euros. Recorde-se que o projeto municipal Escola Ativa consiste na promoção da Atividade Física junto da comunidade escolar do Jardim de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico, dos ensinos público e privado. Tem como objetivo sensibilizar todos os intervenientes para a prática da atividade física como um comportamento de vida diário, potenciando a criação de experiências positivas, contribuindo, assim, para ambientes mais saudáveis e, ainda, estimular a cultura do brincar, entendida como prática não orientada, enquanto fator potenciador da aprendizagem e desenvolvimento holístico da criança.

Por ocasião desta reunião de Câmara, foi aprovada a celebração de um protocolo de colaboração entre o Município de Viseu e a Cáritas Diocesana de Viseu, com vista a reafirmar a afetação das instalações do Bairro Social de Paradinha à Cáritas, no âmbito do protocolo de comando celebrado em 3 de fevereiro de 2012; e também entre o Município e o Instituto Politécnico de Viseu, com o objetivo de acordar os termos de cedência/utilização das respetivas instalações desportivas para a época 2023/2024.