Aprovados vários protocolos e contratos-programa nas áreas da cultura, da educação, das acessibilidades e de apoio aos produtores de gado

09-11-2023Município

Ao nível dos contratos-programa hoje aprovados, em reunião de Câmara, destaque para o conjunto de 11 contratos, no valor de 29.282 mil euros, para manutenção de Escolas de Música em várias Freguesias do concelho, nomeadamente Bodiosa, Campo, Cavernães, Coutos de Viseu, Côta, Mundão, Viseu, São Pedro de France, Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, Orgens e Ribafeita.

No valor de cerca de 269 mil euros, foi também aprovada a celebração de um contrato-programa, com a Freguesia de Calde, para o projeto de ampliação e requalificação do Cemitério de Calde.

No que concerne à vertente dos protocolos, é de realçar a aprovação de um protocolo a estabelecer com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu e Associações de Pais, no valor de cerca de 56 mil euros. Este destina-se a promover e implementar medidas de apoio à família que garantam uma escola a tempo inteiro, através de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico para o ano letivo de 2023/2024.

Com a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, o Município de Viseu renova também o seu apoio, através da aprovação de dois protocolos no valor de 14.300 euros. O primeiro para a atribuição de um valor monetário, como forma de apoio, a todos os criadores de gado do concelho de Viseu, através da Associação; o segundo para o controlo e higienização da Feira de Gado.

Na vertente das obras, destaque para uma empreitada de maior envergadura, no valor de cerca de 320 mil euros. O protocolo de colaboração, a ser celebrado entre a Freguesia de Bodiosa e o Município, visa a requalificação da Avenida de São João, em Pereiras, e a proposta de sinalização vertical e horizontal.