Até 31 de julho, candidaturas à Ação Social Escolar e às valências da Escola a Tempo Inteiro podem ser realizadas online

03-07-2023Educação
Através da plataforma SIGA, os Encarregados de Educação poderão inscrever os alunos da educação pré-escolar e 1º ciclo, já a frequentar o ensino público, para usufruir de refeições, lanche ou leite escolar, AAAF, CAF ou AEC

Para o novo ano letivo, o Município de Viseu avança com a implementação de uma nova medida para os pais e Encarregados de Educação dos alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo que pretendem que os seus filhos e educandos usufruam de serviços apoiados pela autarquia, nomeadamente refeições, lanche ou leite escolar, Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF) ou Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

Através da plataforma online SIGA, será possível realizar, comodamente e sem sair de casa, as inscrições nestes serviços, até 31 de julho, utilizando as credenciais de acesso previamente disponibilizadas aos pais e Encarregados de Educação. Aqueles que não possuírem as credenciais, devem solicitá-las através do endereço eletrónico aseducacao@cmviseu.pt ou através do número de telefone 232 427 433 (chamada para a rede fixa nacional).

Salienta-se que esta medida aplica-se apenas aos alunos que já frequentam a educação pré-escolar ou o 1º ciclo, sendo que as crianças que agora ingressam nestes ciclos de ensino, devem os pais e Encarregados de Educação entregar o formulário de inscrição e toda a documentação em suporte papel na secretaria da escola sede do Agrupamento onde fez a matrícula.

Também para o novo ano letivo que inicia em setembro, e com o objetivo de dar resposta às necessidades das famílias, a Câmara Municipal de Viseu alargou o horário de permanência das crianças e alunos nos períodos da manhã e da tarde, nos respetivos estabelecimentos de ensino, antes e após a atividade letiva. Esta medida resulta assim na uniformização de normas para a frequência tanto das AAAF (pré-escolar), como da CAF (1º ciclo), e preveem a comparticipação familiar através do pagamento de uma mensalidade. Recorde-se que estes serviços estão disponíveis apenas para as famílias que necessitem efetiva e comprovadamente deste prolongamento de horário, antes e após a atividade letiva.

O serviço de CAF irá contemplar 1 hora  de Apoio ao Estudo por um técnico especializado, no período entre as 17H30 e as 18H30, incluído na mensalidade. Prevê também dois tipos de utilizador, o Regular e o Ocasional, com ou sem interrupções letivas, mediante as necessidades específicas de cada família.

O Município de Viseu reconhece que o Apoio à Família deve ser organizado de forma a estreitar o comprometimento entre a escola, as famílias e a comunidade local, devendo considerar-se que o papel desempenhado pela Escola a Tempo Inteiro, nomeadamente as AAAF e a CAF, no desenvolvimento pessoal e social dos alunos que dela beneficiam são cruciais.

Recorde-se que as valências da Escola a Tempo Inteiro englobam as Atividades de Animação e Apoio à Família - que asseguram o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar, antes e depois do período diário de atividades educativas, e durante os períodos de interrupção das mesmas; a Componente de Apoio à Família - atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1º ciclo do ensino básico, antes e depois das componentes do currículo, e depois das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), bem como durante os períodos de interrupção letiva; e as Atividades de Enriquecimento Curricular – de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidem, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação.

Para esclarecimentos adicionais, o Município disponibiliza os contactos da Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar (DDEGE), através do telefone 232 427 433 (chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço eletrónico educacao@cmviseu.pt. O atendimento presencial está também disponível, entre as 9 horas e as 12H30 e as 14 horas e as 16H30, no 1º andar do edifício nº17 da Avenida Alberto Sampaio (antigo Governo Civil).

Para consultar as Normas de Funcionamento destes serviços, pais e Encarregados de Educação poderão aceder ao site www.viseu-educa.pt.