Câmara de Viseu abre candidaturas para Bolsas de Estudo do Ensino Superior

11-11-2022Educação
Câmara de Viseu abre candidaturas para Bolsas de Estudo do Ensino Superior

De 11 a 24 de novembro estão abertas as candidaturas a bolsas de estudo. Os estudantes de Mestrado e CTeSP podem concorrer, pela primeira vez

Este ano letivo, a Câmara Municipal de Viseu volta a abrir candidaturas para bolsas de estudo direcionadas a estudantes do Ensino Superior. O valor destinado a este fim é de 50 mil euros, com o objetivo de apoiar as várias candidaturas que cumpram os critérios definidos no novo Regulamento.

Os alunos de CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional) e do 2º ciclo de estudos superiores que confiram o grau de Mestrado podem concorrer, no entanto, o acesso está restringido a candidatos com dupla certificação no mesmo grau de ensino (por exemplo: 2ª Licenciatura ou 2º Mestrado).

Foi estabelecido um valor máximo a atribuir por bolsa que é de 700€. Este valor prevê a atribuição de um total de 71 bolsas.

"A atribuição de bolsas de estudo por parte da Câmara Municipal tem por finalidade apoiar o prosseguimento de estudos a estudantes com aproveitamento escolar que, por falta de condições económicas, têm algumas dificuldades em o fazer”, refere o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas.

O processo de candidatura volta a realizar-se em formato digital, sendo necessário apresentar um atestado de residência, o certificado de matrícula, a declaração e nota de liquidação do IRS do ano anterior do agregado familiar e os elementos identificativos do Cartão de Cidadão. A candidatura pode ser formalizada entre 11 e 24 de novembro, AQUI.

"A prova de que estamos atentos às dificuldades que os jovens e as famílias têm é termos alargado, pela primeira vez, as candidaturas a estudantes de Mestrado e dos CTeSP, como também aumentar o número global de bolsas que vamos atribuir este ano letivo. Afinal de contas, estamos empenhados em contribuir ativamente para o desenvolvimento educacional do concelho”, afirma o autarca.

Recorde-se que a atribuição destas bolsas implica que: o agregado familiar resida há, pelo menos, três anos no concelho; o estudante esteja a concorrer ou a frequentar pela primeira vez um curso superior e que os estudantes em causa ingressem ou frequentem estabelecimentos de Ensino Superior no território nacional, para obtenção dos vários graus académicos agora admitidos pelo Regulamento. Consulte todas as condições para apresentar a candidatura e os documentos necessários para realizar o processo AQUI.

Para eventuais esclarecimentos ou caso tenham dificuldades em realizar o processo online, os interessados devem contactar a Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar da Câmara Municipal de Viseu, através do telefone 232 427 433 ou do e-mail bolsaseducacao@cmviseu.pt.