Câmara de Viseu celebra protocolo com Associação Tempos Brilhantes no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular

11-10-2022Educação
Inscrições para mentores das AEC estão a decorrer. Alunos que ainda não se encontram inscritos nestas atividades, poderão efetivar a sua inscrição

A Câmara Municipal de Viseu, no âmbito da descentralização de competências na área da educação, celebrou um protocolo com a Associação Tempos Brilhantes (ATB) para o desenvolvimento e a organização das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos cinco Agrupamentos Escolares do concelho, durante este ano letivo.

Esta oferta engloba os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, previamente inscritos aquando da matrícula, com uma carga horária de cinco horas semanais, após as atividades letivas da componente curricular. Os alunos que ainda não se encontram inscritos nestas atividades, os encarregados de educação poderão efetivar as inscrições junto da respetiva escola e/ou Agrupamento.

Acompanhando a evolução das dinâmicas pedagógicas do sistema educativo português, o Município de Viseu decidiu apostar num modelo pedagógico designado por NOVAEC. Este modelo inovador centra-se no bem-estar e no desenvolvimento de competências sociais e emocionais das crianças, através de estratégias implementadas por via de aprendizagem cooperativa, design thinking e metodologia de trabalho por projeto.

As atividades desenvolvidas visarão o enriquecimento do currículo, devendo ser relevantes para o desenvolvimento pessoal, social e emocional das crianças e para a sua formação integral, sendo em simultâneo uma resposta às necessidades das famílias. Serão atividades marcadamente lúdicas, de caráter formativo e cultural que incidem, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado.

A NOVAEC assegura assim uma resposta educativa e social global – escola, município, comunidade geral – em que as crianças são incentivadas e orientadas através do lúdico, da promoção da cidadania e do desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Os mentores NOVAEC (profissionais de várias áreas, com perfil académico e profissional integrado com a realidade local) vão realizar a sua atividade assente no paradigma pedagógico da comunicação, sendo que a escola é assumida como um local de cultura e as atividades são desenvolvidas sempre em aprendizagem cooperativa.

O recrutamento está a ser levado a cabo pela Associação Tempos Brilhantes. Pode formalizar a sua candidatura em https://rh.atbrilhantes.pt/