Saltar para o conteúdo principal

Caminho Português Interior de Santiago já está certificado pelo Governo

23-10-2021Património
Caminho Português Interior de Santiago já está certificado pelo Governo
Viseu integra este itinerário, num troço de cerca de 40 quilómetros, a par de outros sete municípios. A sinalética, a limpeza e os albergues de peregrinos são apostas do Município de Viseu para a valorização deste traçado

Cerca de 214 quilómetros de extensão compõem o Caminho Português Interior de Santiago, o qual acabou de receber a certificação de itinerário do Caminho de Santiago, através de uma portaria assinada pelo Governo, nas áreas do Turismo e do Património Cultural, no passado dia 19 de outubro. 

Esta certificação resulta de uma candidatura liderada pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, num trabalho conjunto com os vários Municípios que atravessam esta rota – e nos quais se inclui Viseu – e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). 

Esta cooperação entre entidades ganhou forma num dossiê de certificação, que reúne vários estudos e pesquisas alusivas ao património material e imaterial, cultural e natural, deste traçado, que se encontra agora devidamente descrito e reconhecido, e o qual permitirá pôr em prática um plano concertado para a valorização, preservação e salvaguarda do mesmo. 

O Município de Viseu esteve, desde o primeiro momento, envolvido neste processo de certificação, reconhecendo a mais-valia deste passo na valorização do território, da sua identidade e património, quando este é um caminho que é utilizado por milhares de peregrinos e caminhantes. Foi também em linha com este propósito que candidatou, a par dos restantes Municípios, vários projetos de qualificação do troço concelhio, através do programa "Valorizar”, nas linhas de Apoio à Valorização Turística do Interior e ao Turismo Acessível. Ganham destaque, entre eles, a melhoria da limpeza e sinalética do troço que atravessa o concelho, assim como o investimento na qualificação dos Albergues de Peregrinos.  

No concelho de Viseu, o Caminho Português Interior de Santiago atravessa cerca de 40 quilómetros do território, maioritariamente em zonas rurais, mas também com passagens pelo núcleo urbano. Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, São Cipriano e Vil de Souto, Repeses e São Salvador, Viseu, Abraveses, Campo, Lordosa e Calde são as Freguesias abrangidas. 

Ao longo deste itinerário concelhio, destaca-se a riqueza das paisagens florestais e agrícolas, das zonas ribeirinhas, assim como de um conjunto emblemático de exemplares do património histórico, arqueológico e cultural, dos quais são exemplos Alminhas, Capelas, Igrejas, Estradas e Vias Romanas, entre outros. É também aqui de referir a diversidade do património que constitui o Centro Histórico de Viseu. 

O Caminho Português Interior de Santiago – que atravessa os Municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves - é o segundo a receber certificação, tendo o primeiro sido o Caminho Português Central – Alentejo e Ribatejo. O objetivo deste processo, que teve início em 2019, é certificar os vários trajetos que compõem o Caminho de Santiago, de norte a sul do país.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi