Campanha de vacinação antirrábica está a decorrer em todas as Freguesias do concelho

Vacinação é obrigatória em todos os cães com mais de três meses de idade. Disponível está também a identificação eletrónica

De forma a garantir que os cães são vacinados em condições que assegurem a sua segurança e bem-estar, sem custos elevados para os seus donos, o Município de Viseu promove novamente a campanha anual de vacinação antirrábica que abrange todas as freguesias do concelho. As ações arrancaram ontem no terreno e prolongam-se até 16 de julho.

As pessoas que tenham cães com mais de três meses de idade, relativamente aos quais não se prove possuírem vacinação antirrábica válida, devem apresentar os seus animais no dia, hora e locais de freguesia indicados AQUI, a fim de serem vacinados no âmbito desta campanha.

A vacina antirrábica, bem como a sua administração, terá o custo de 10 euros (Taxa única) e, na impossibilidade de comparecer nos dias e locais estipulados, a sua administração poderá também ser feita todas as sextas-feiras, das 14H15 às 16H30, no Fontelo.

O boletim sanitário tem o custo de um euro e a isenção de taxa de vacinação e de cobrança de boletim é aplicável para os cães-guia, cães-guardas de estabelecimentos do Estado, de Corpos Administrativos, de Instituições de Beneficência e de Utilidade Pública, dos Serviços de Caça do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e aqueles das Autoridades Militares, Militarizadas e Policiais sem assistência clínica privativa.

Além disso, dado que todos os cães são obrigados a ser identificados até aos 120 dias de idade após o seu nascimento e/ou sempre antes de serem vacinados contra a raiva, aos custos referidos anteriormente, acresce o valor de 2,50 euros de taxa de registo, caso haja necessidade de realizar a identificação eletrónica antes do ato de vacinação.