Campanha de vacinação antirrábica no concelho de Viseu já arrancou

Vacinação é obrigatória em todos os cães com mais de três meses de idade

Já arrancou no concelho de Viseu a campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica, realizada pelo Médico Veterinário Municipal. A iniciativa decorre até 14 de julho e percorre as Freguesias do concelho, em datas e horas definidas.

As pessoas que tenham cães com mais de três meses de idade, relativamente aos quais não se prove possuírem vacinação antirrábica válida, devem apresentar os seus animais no dia, hora e locais selecionados para cada Freguesia, a fim de serem vacinados no âmbito desta campanha.

A vacina antirrábica, bem como a sua administração, tem o custo de 10 euros (taxa única). O boletim sanitário de cães ou gatos tem o custo de 1 euro e a isenção de taxa de vacinação e de cobrança de boletim é aplicável para os cães-guia, cães-guardas de estabelecimentos do Estado, de Corpos Administrativos, de Instituições de Beneficência e de Utilidade Pública, dos Serviços de Caça do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e aqueles das Autoridades Militares, Militarizadas e Policiais sem assistência clínica privativa.

Além disso, dado que todos os cães são obrigados a serem identificados até aos três meses de idade após o seu nascimento e/ou sempre antes de serem vacinados contra a raiva, aos custos referidos anteriormente, acresce o valor de 2,50 euros de taxa de registo, caso haja necessidade de realizar a identificação eletrónica antes do ato de vacinação.

A Câmara Municipal de Viseu e os Serviços Veterinários informam ainda que a existência de animais abandonados, vadios e respetiva proliferação tem vindo preocupar as entidades, não só pela possibilidade de pôr em perigo pessoas e bens, com a existência de ataques a animais de produção e ameaças às próprias pessoas, mas por se tratar também de um problema de saúde pública.
A identificação dos animais de companhia é essencial nos domínios sanitário, zootécnico, jurídico e humanitário, pois visa tanto a defesa da saúde pública como animal, bem como o controlo da criação, comércio e utilização. Além disso, a identificação permite uma melhor relacionação do animal com o seu detentor, bem como uma adequada responsabilização do detentor face à necessidade da salvaguarda dos parâmetros sanitários e de bem-estar animal.

Consulte o calendário AQUI.