Saltar para o conteúdo principal

Cartões RAYT começam a ser distribuídos no Bairro de Santo Estêvão amanhã

17-11-2022Ambiente
Cartões RAYT começam a ser distribuídos no Bairro de Santo Estêvão amanhã

Distribuição será realizada porta-a-porta, com a entrega de cartão, carta e manual informativos, assim como mini-ecopontos de apoio ao processo de reciclagem

O Município de Viseu, em conjunto com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), avança esta sexta-feira, dia 18 de novembro, com a implementação do projeto RAYT (Receive-As-You-Throw) no Bairro de Santo Estêvão, na Freguesia de Abraveses.

Esta ação, a realizar porta-a-porta por uma agente devidamente identificada, contemplará a entrega dos cartões para uso nas ilhas ecológicas de recolha seletiva, bem como um conjunto de recursos informativos, nomeadamente um manual e folheto com a explicação do projeto, uma carta alusiva à proteção de dados e, ainda, mini-ecopontos.

O cartão, pessoal e intransmissível, poderá começar a ser usado no imediato nas três ilhas ecológicas do Bairro que dispõem da tecnologia. Uma vez que se trata de um projeto-piloto, as tampas dos equipamentos ficarão "abertas” (sem abertura/fecho mediante validação do cartão) nesta fase inicial; contudo, o munícipe deverá fazer-se acompanhar pelo cartão e validá-lo no equipamento sempre que faz a reciclagem dos seus resíduos, por forma a que o Município de Viseu e a Associação Planalto Beirão possam verificar o correto funcionamento do sistema.

A entrega dos cartões e materiais RAYT no Bairro de Santo Estêvão terá a duração de cinco dias, realizando-se a 18 de novembro (sexta-feira), entre as 14 e as 20 horas; a 21 (segunda-feira), entre as 12 e as 20 horas; a 22 (terça-feira), entre as 14 e as 20 horas; e a 24 (quinta-feira) e 25 (sexta-feira), ao final do dia.

Recorde-se que este projeto-piloto irá abranger cerca de 600 habitações deste Bairro. Trata-se de um projeto inovador, que visa aumentar a separação dos resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico, metal e vidro, e reduzir a quantidade de lixo indiferenciado que é depositado em aterro, contribuindo assim para que, no futuro, seja possível obter uma tarifa de resíduos mais justa para todos e garantir a sustentabilidade ambiental.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi