CCDR-Centro distingue Viseu como um dos concelhos que oferece melhores condições para o envelhecimento

21-12-2023Município

Viseu é o único concelho do distrito a ser distinguido como o mais "amigo” da longevidade, neste trabalho de cooperação entre a CCDR-Centro e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A CCDR-Centro e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra colaboraram num trabalho de identificação dos territórios da região Centro do país, com vista a distinguir aqueles considerados os mais "amigos” da longevidade.

Neste âmbito, foram distinguidos 25 municípios, entre os quais o de Viseu, que ocupa um lugar de primazia, já que é o único do distrito a figurar nessa lista. Estes 25 concelhos são, segundo o estudo, aqueles que oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, "esta é uma distinção que nos orgulha e faz jus ao nosso trabalho junto de toda a comunidade, das mais variadas faixas etárias”. "Somos um concelho amigo das famílias, dos mais e menos jovens. Veja-se, por exemplo, o programa municipal Atividade Sénior, que recentemente ultrapassou os 2500 participantes. É notável o crescimento desta comunidade sénior que, cada vez mais, é adepta do envelhecimento ativo e saudável e, para nós, é um orgulho sermos, em conjunto com os nossos parceiros, os promotores de um projeto deste sucesso e envergadura”, concluiu.

Dos 25 municípios distinguidos, nove são da Região de Aveiro, seis das Beiras e Serra da Estrela, cinco da Região de Coimbra, dois da Região de Leiria, um do Oeste, um de Viseu Dão Lafões e um da Beira Baixa. Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural alicerçada em indicadores estatísticos e outra mais conjuntural que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.