Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Viseu inaugura esta quinta-feira

11-10-2023Município

Momento de inauguração contará com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues

Esta quinta-feira, 12 de outubro, a partir das 15 horas, realiza-se a inauguração oficial do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Viseu, localizado na Rua João Mendes.

A criação de um CLAIM autárquico em Viseu espelha o diagnóstico realizado no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, pois o número crescente de pessoas migrantes residentes no concelho e a auscultação realizada a entidades competentes, assim como à própria comunidade migrante, permitiu constatar que existia uma carência de resposta neste âmbito. Assim, o Município de Viseu aderiu à rede CLAIM para poder prestar um conjunto de serviços úteis aos migrantes do concelho.

A Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e a Vereadora da Ação Social, Leonor Barata, marcarão presença nas cerimónias oficiais de inauguração do CLAIM Viseu.

Pelas 15 horas, decorre a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viseu e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), no Salão Nobre dos Paços do Concelho. De seguida, às 15H30, acontece o momento oficial de descerramento de placa e de visita às instalações do CLAIM Viseu, na Rua João Mendes, n° 51, 2º andar. Por fim, pelas 16 horas, realiza-se um Dão de Honra, na Loja Comercial n° 91 da Rua Direita.

Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), serviço do ACM, I.P., são gabinetes que apoiam em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como a regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras.

Todos os interessados em usufruir dos serviços do CLAIM Viseu devem realizar a marcação do atendimento através dos seguintes contactos: claimviseu@cmviseu.pt ou 232 427 434. Os atendimentos realizam-se das 9 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, nas instalações da Rua João Mendes, n° 51, 2º andar.