“Como se para um espelho de Baishô” vence a edição de 2022 do Prémio de Poesia Judith Teixeira

06-12-2022Biblioteca
Pedro Manuel Martins Baptista é o autor da obra de poesia premiada. Livro será publicado pela Edições Esgotadas

Já é conhecida a obra vencedora do Prémio de Poesia Judith Teixeira, edição de 2022. "Como se para um espelho de Baishô”, da autoria de Xavier Zarco, nome literário de Pedro Manuel Martins Baptista, é a obra de poesia a ser galardoada pela Câmara Municipal de Viseu e pela Editora Edições Esgotadas, no âmbito do prémio de poesia.

Ao autor, residente em Coimbra, será entregue um prémio monetário no valor de 2.500 euros pela Câmara Municipal e a sua obra será publicada pela Edições Esgotadas. A cerimónia de entrega de prémio está marcada para o dia 16 de dezembro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, e conta com a participação da declamadora de poesia Luísa Venturini, que abrilhantará a sessão com alguns poemas de Judith Teixeira e das obras vencedoras nas três edições do Prémio.

Durante o período de candidaturas, que decorreu de 8 de agosto a 30 de setembro, a Câmara Municipal recebeu 30 obras de poesia. O júri nacional foi composto por diversas personalidades no domínio da literatura.

O projeto resulta de uma parceria entre o Município de Viseu e a editora Edições Esgotadas, no âmbito da vida e obra literária da escritora natural de Viseu e falecida em Lisboa (1880-1959), e distingue bienalmente uma obra de poesia escrita em língua portuguesa.