Corredor Ferroviário Aveiro – Viseu – Salamanca ganha forma com Encontro Ibérico, em Salamanca

19-01-2024Mobilidade
Durante a reunião de Câmara de ontem, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, deu nota da sua participação no "Encontro para o Impulso do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico - tramo Ibérico - Aveiro – Viseu – Salamanca”, em Salamanca.

O autarca admite que este é um assunto importante, e sensível, dado o interesse de outras autarquias, ou comunidades, do país interessadas nesta passagem ferroviária, mas demarca uma posição afincada na luta pela garantia do regresso da ligação ferroviária à cidade de Viseu, materializada numa declaração conjunta de incentivo à criação do corredor ferroviário.

Num encontro que contou com diversos representantes de municípios portugueses e espanhóis, assim como responsáveis de diferentes entidades e órgãos públicos, foram discutidas as escassas ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha, o impacto destas limitações na mobilidade de pessoas e mercadorias, e o obstáculo criado que impede o crescimento económico de ambos os países.

Nesse sentido, foi realçado a importância e preponderância que o corredor ferroviário Aveiro – Viseu – Salamanca pode ter na resolução destas dificuldades, fortalecendo a competitividade das linhas já existentes, otimizando os traçados e eletrificando a rede, melhorando as infraestruturas de circulação, tornando-a fluida e regular entre Portugal e Espanha.