De Cascais para Viseu, 11 jovens participam, esta semana, em programa de intercâmbio multidisciplinar

31-08-2023Educação

Iniciativa surge no âmbito da futura geminação entre ambos os Municípios, no próximo mês de setembro, e visa proporcionar a jovens em condições socioeconómicas desfavorecidas novas experiências e oportunidades de convívio e partilha

Esta sexta-feira, dia 1 de setembro, Viseu acolhe um grupo de 11 jovens provenientes de Cascais, e respetivos monitores, naquele que é um programa de intercâmbio multidisciplinar, que surge no âmbito da futura concretização de um Protocolo de Geminação, Cooperação e Amizade entre ambos os Municípios.

O objetivo deste programa é proporcionar a jovens com idades entre os 14 a 17 anos, em condições socioeconómicas desfavorecidas, novas experiências, fora da sua área de residência, ao ingressarem em atividades diversas, que vão desde a música ao desporto, da natureza ao património, sem esquecer a gastronomia. A este grupo de Cascais, juntam-se mais 5 jovens de Viseu e uma monitora.

No dia de chegada, haverá lugar a uma visita à cidade, ao Museu de História da Cidade e ao Palácio dos Silveiras. Segue-se, pelas 17 horas, uma receção, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia, e pela Vereadora da Juventude, Mara Almeida.  Uma viagem a bordo do comboio turístico e uma visita à Feira de São Mateus, para assistirem ao concerto do artista Richie Campbell, marcarão a agenda do final do dia e noite.

Já nos dois dias seguintes, os jovens terão oportunidade de realizar o Percurso Pedestre de Côta, visitar o Parque Aventura de Vale de Cavalos, assistir ao concerto do Pedro Abrunhosa e usufruir dos divertimentos na Feira de São Mateus, desfrutar das Piscinas Municipais de Viseu e de outras modalidades desportivas no Fontelo, e culminar a sua visita com um momento de conversa e partilha de experiências.

"Não poderíamos iniciar esta geminação com Cascais da melhor forma; com um projeto concreto que envolve jovens de ambos os concelhos e que proporciona um intercâmbio multidisciplinar com benefícios para a sua formação enquanto cidadãos, mas também para o seu simples crescimento pessoal, através da concretização de novas experiências e desafios”, salienta o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas. "Há também um lado humano e social que podemos sempre aprofundar nestas ligações com outras cidades, a par das relações económicas ou históricas. São pequenos projetos com impacto real e significativo e esse é também o propósito deste tipo de cooperações”, conclui.

Tratando-se de um programa de intercâmbio, os jovens viseenses visitarão o concelho de Cascais nos dias seguintes, entre 8 e 11 de setembro, altura em que será assinado formalmente o Protocolo de Geminação, Cooperação e Amizade entre ambos os Municípios.