Declaração Institucional para incentivar o Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico no Lanço Ibérico e a sua Ligação com Madrid

07-02-2024Município
Encontro para o Impulso do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico – tramo Ibérico
Aveiro – Viseu – Guarda - Salamanca

A 9 de janeiro, em Salamanca, reunimos um conjunto de entidades Portuguesas e Espanholas para promover um impulso Ibérico que sustente o corredor ferroviário Aveiro – Viseu – Guarda - Salamanca.

Reconhecemos, aí, a escassez e a falta de eficiência das ligações ferroviárias com impacto na mobilidade das pessoas e mercadorias entre ambos os países, assim como com o resto da Europa, atrofiando o crescimento económico dos dois Países.

À semelhança do que fizemos aquando da construção do IP5 ("IP5 - Uma rota para a Europa” que evoluiu hoje, dando como consequência a "rede Cencyl”) e, mais tarde, da A25, em que a cooperação entre os dois países foi capaz de ser fortalecida pela ação das instituições e das associações empresariais desta zona do território, dando sustentabilidade à decisão política da construção e ligação dessa importante via, queremos com estes encontros:
- Potenciar a colaboração dos dois Governos com vista à construção da ligação ferroviária Aveiro – Viseu – Guarda - Salamanca.;
- Envolver a comunidade e as associações empresariais neste desígnio nacional;
- Criar condições para fortalecer a competitividade das linhas existentes através da otimização dos traçados e da eletrificação integral da rede;
- Alertar os Governos Nacionais para a necessidade de melhorar a interoperabilidade das infraestruturas ferroviárias para conseguir uma circulação fluida e regular de comboios entre Espanha e Portugal;

Neste contexto de necessidade urgente de fortalecer as conexões ferroviárias entre Portugal e Espanha, continua a ser urgente a construção do troço Ibérico do Corredor Atlântico que une os portos portugueses com Espanha e com o resto da Europa através do eixo Aveiro – Viseu – Guarda - Salamanca, assim como a ligação com Madrid.

As Instituições Públicas Locais e Regionais juntamente com as Entidades Empresariais unem as suas vozes para exortar os Governos de Espanha e de Portugal a concentrarem os seus esforços para impulsionar o transporte ferroviário do Corredor Atlântico, salientando a importância estratégica da conexão acima referida na contribuição para o desenvolvimento económico, social e ambiental das nossas regiões e municípios.

Atendendo ao que precede, reforçamos, em Viseu, a declaração conjunta que exorta ambos os governos nacionais a:
1. Impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Aveiro – Viseu – Guarda - Salamanca) e a sua ligação com Madrid, por forma a facilitar uma mobilidade eficiente de passageiros e mercadorias por transporte ferroviário entre Espanha e Portugal.
2. Garantir a implementação de comboios de alta velocidade nesta conexão ferroviária que permita o desenvolvimento económico regional e gere oportunidades para novas iniciativas empresariais que favoreçam umas perspetivas de futuro renovadas para atrair e fixar população.
3. Avançar neste projeto decisivo que beneficiará, não apenas as nossas empresas, mas também o desenvolvimento sustentável e a prosperidade dos nossos territórios.