Estão abertas as inscrições para o IX Fórum Viseu Educa

Estão abertas as inscrições para o IX Fórum Viseu Educa

CONSULTE AQUI A PROGRAMAÇÃO

INSCRIÇÕES AQUI

Nos dias 11, 12 e 13 de julho realiza-se a nona edição deste evento educativo, com o tema "Direitos Humanos: questões de Educação e Igualdade”. Inscrições decorrem até dia 10 de julho

O Fórum Viseu Educa está de regresso à Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, de 11 a 13 de julho, com um programa recheado de aprendizagens para promover o bem-estar educativo.

A iniciativa é dinamizada pelo Município de Viseu e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu VISPROF e, este ano, centra-se no tema "Direitos Humanos: questões de Educação e Igualdade”, destacando que "Todo o ser humano tem direito à instrução (…), sendo esta orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais”.

As inscrições estão abertas e decorrem até ao dia 10 de julho, numa iniciativa de participação gratuita e sujeita à capacidade da Aula Magna.

No dia 11 de julho, dia do arranque da iniciativa, estarão presentes na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, o Vice- Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Paulo Balula, o Diretor do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde da Universidade Católica Portuguesa - Pólo de Viseu, Paulo Pereira, e o Presidente do Instituto Piaget de Viseu, Paulo Alves.

Ao longo dos três dias, serão dinamizadas diversas conferências, com a presença de nomes como Fernando Bexiga, Cristina Nogueira da Fonseca, António Ferrari, Anabela Carvalho, Alexandre Ventura, Fernando Elias, entre tantos outros.

Os temas a serem abordados relacionam-se com "As lideranças e a promoção de ambientes educativos colaborativos e democráticos”, "A Felicidade na Escola”, "75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o papel da escola para não deixar ninguém para trás”, "O Bem-estar dos profissionais da Educação”, "Gestão do tempo na vida dos professores” e "Como a Escola se pode mobilizar e organizar para proporcionar uma Educação Inclusiva”, assumindo a forma de conferências. Paralelamente, haverá lugar à apresentação e partilha de boas práticas no seio da comunidade educativa do concelho de Viseu.

O programa completo do IX Fórum VISEU EDUCA pode ser consultado acima e a inscrição efetuada AQUI.

Ainda neste âmbito, nos dias 11 e 12 de julho, o Município de Viseu e a VISPROF irão promover um programa destinado ao pessoal não docente das Escolas do concelho, que irá abranger 650 Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos.

O 1º Seminário do Pessoal Não Docente das Escolas, intitulado "Apoiar a educação e o ensino – contributos do PND”, irá proporcionar dois dias de formação, entre as quais de destaca uma Mass Training de Suporte Básico de Vida, promovida pela Proteção Civil Municipal.

Serão ainda abordados outros conteúdos formativos relacionados com o funcionamento das parcerias educativas e pedagógicas do Município com as Escolas; boas práticas no serviço público; práticas a adotar com alunos com Necessidades Educativas Especiais; e a importância do bem-estar na prestação de apoio ao serviço educativo.

O VISEU EDUCA é o programa municipal educativo com vista à promoção da qualidade, inclusão e diversidade do sistema de ensino, contribuindo para a formação de toda a comunidade escolar, de alunos a docentes, encarregados de educação e todas as instituições envolvidas nas mais variadas vertentes.