Este fim de semana, Viseu vai “acelerar” com os campeonatos da 10ª edição do Constálica Rallye

01-09-2023Desporto

Prova "rainha” do desporto automóvel na Região inicia e termina na Cidade-Jardim. Acontecimento irá provocar cortes e condicionamentos de trânsito

É já este fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, que acontece a 10ª edição do Constálica Rallye Vouzela e Viseu.

São cerca de 70 os concorrentes inscritos que, ao longo destes dois dias, irão percorrer os territórios dos concelhos de Vouzela e Viseu, na luta por um lugar no pódio de cada uma das seis provas em competição - o Campeonato de Portugal GT de Ralis, o Campeonato Promo Ralis, o FPAK Júnior Team, o Campeonato Start Centro Ralis e o Campeonato Promo Centro Ralis.

Do ponto de vista desportivo, o Rallye acontece no sábado, dia 2, a partir das 15 horas, com a primeira etapa e três secções: Vouzela/Castelo (7,10 km), Penoita (8,60 km) e super-especial de Vouzela (3,40 km), com o parque de partida e chegada no Parque Urbano de Santiago.

Já no domingo, dia 3, a segunda etapa leva os participantes a percorrer as classificativas de Povolide (7,10 km) e Aeródromo (11 km), com o parque de partida também no Parque Urbano de Santiago e entrada em parque fechado e pódio final na Feira de São Mateus, pelas 15H40.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, "o Constálica Rallye Vouzela e Viseu tem vindo a fazer um percurso notável a cada edição, ao conquistar terreno e notoriedade no panorama do desporto automóvel nacional”. "Considero este um marco extremamente importante para a promoção da nossa Região, ainda mais na véspera do ano em que Viseu se assume como "Cidade Europeia do Desporto”. A diversidade de modalidades e eventos que acolhemos e/ou promovemos é uma marca que nos distingue e uma aposta da qual não abrimos mão”, destaca o autarca.

Já na apresentação da 10ª edição do evento, a 8 de agosto, o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, enaltecia este como "um evento de referência”, salientando que o "Constálica Rallye Vouzela e Viseu é hoje uma prova com maturidade, qualidade e reconhecimento na nossa região, só possível graças ao envolvimento de muitas entidades e de muitas boas vontades e, sobretudo, de muita abnegação e competência”.

Presentes na partida, dia 2, e na chegada à Feira de São Mateus, no dia 3, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Vereador do Desporto, Pedro Ribeiro.

Com vista à realização desta prova desportiva, haverá necessidade de serem realizados cortes e condicionamentos ao trânsito automóvel, com o objetivo de garantir toda a logística e segurança de participantes e adeptos da modalidade.

Entre as 18 horas de amanhã, dia 1 de setembro, e as 20 horas do dia 3, domingo, a circulação estará interdita na Avenida Cidade de Salamanca, no troço entre a rotunda do Coval e a rotunda do bar "The Tea”.

Já no domingo, e uma vez que as provas se estendem à Freguesia de Povolide e à zona do Aeródromo, haverá igualmente a necessidade de serem interditas as estradas que acolhem as competições, nomeadamente entre as 9H30 e as 16H30. No caso de Povolide, a partida será na zona de Cadimas, seguindo pelo CM1359 (Povoação), pelo CM1341 (Balisque, Povidal, Guimarães e Ermida) e com chegada perto de Silvares. Já na prova do Aeródromo, a partida será na zona de Moure de Carvalhal, seguindo pela Rua/Estrada do Aeródromo até Silvares de Côta.

No terreno, a Polícia Municipal de Viseu fará o acompanhamento destas condicionantes na cidade, sendo que à GNR e PSP cabe o acompanhamento no restante território do concelho.