Este outono, na Cidade-Jardim, está prevista a plantação de 675 árvores

09-11-2023Ambiente
Este outono, na Cidade-Jardim, está prevista a plantação de 675 árvores

O Município de Viseu continua a exercer uma política concertada no que ao ambiente e espaços verdes diz respeito, procurando incrementar a qualidade de vida e sustentabilidade do concelho.
Só nesta estação do ano, a autarquia vai proceder à plantação de um total de 675 árvores. No Parque Aquilino Ribeiro e na Mata da Quinta do Bosque serão plantadas espécies de carvalho-alvarinho (Quercus robur); já na Avenida 25 de Abril, proceder-se-á à plantação de 6 espécies de Tília tomentosa. Outros espaços da cidade serão também contemplados.

Para além disso, e no âmbito da empreitada de rearborização e criação de zonas de sombra, a decorrer no Parque Urbano de Santiago, serão, igualmente, consideradas 335 novas árvores para plantação.

Recorde-se que a intervenção, neste Parque, permitirá reorganizar o espaço atual, através de um desenho contemporâneo e minimalista, aumentando a diversidade biológica e promovendo mais e melhores zonas de recreio e lazer informal nos espaços abertos, para usufruto de todos. Prevê ainda a melhoria do atual sistema de rega, cuja água provém da rede pública de abastecimento, para uma solução mais sustentável, que recorre à utilização de água proveniente de furos e poços

"Levamos muito a sério a qualidade de vida das gerações atuais e futuras e essa é uma preocupação que se traduz no trabalho diário e cuidado pela manutenção da nossa cidade, por parte de todos os nossos técnicos e colaboradores”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu. "Aliás, as nossas estratégias de planeamento e boas práticas nesta área são reconhecidas e, neste campo, tenho de destacar a visita da Câmara de Ílhavo, nomeadamente do seu Presidente e colaboradores da área do Ambiente, que, na passada semana, estiveram em Viseu para contactar, precisamente, com alguns dos nosso projetos e métodos de trabalho”, afirmou o autarca. "É uma iniciativa que destaco com especial agrado, estando certo que a colaboração e partilha de conhecimentos e experiências entre cidades é decisiva para o seu desenvolvimento”, concluiu.