Saltar para o conteúdo principal

Evolução da vida é o tema da nova exposição do Museu do Quartzo

11-06-2021Cultura
Evolução da vida é o tema da nova exposição do Museu do Quartzo
"Os Dinossáurios vão ao Museu do Quartzo” chega ao museu municipal no próximo domingo, dia 13 de junho. A inauguração terá início pelas 16H30

No próximo domingo, 13 de junho, o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho inaugura uma nova exposição temporária. Chama-se "Os Dinossáurios vão ao Museu do Quartzo” e é dedicada à comunidade escolar.

Os visitantes desta mostra vão poder observar ao vivo uma mandíbula de tubarão de uma espécie extinta que tem mais de 2 metros de altura, que habitou a região de Lisboa, assim como um fóssil real de amonite com algumas dezenas de centímetros de diâmetro, entre outros artefactos.

A exposição divide-se, assim, em 4 núcleos expositivos interativos.

O primeiro – "Evolução” – é um bloco introdutório que ajuda a localizar cronologicamente os acontecimentos naturais e as mudanças dos seres vivos.

O segundo intitula-se "Saída das Águas” e explora as alterações que possibilitaram que os organismos se adaptassem à vida no meio terrestre. Neste núcleo, vão poder observar-se 4 aquários que vão explicar como é que se deu esta transição.

De seguida, os dinossáurios assumem particular destaque, tendo uma secção que lhes é inteiramente dedicada. Nesta secção, serão debatidos os problemas relacionados com as suas grandes dimensões e as diferenças entre os répteis e este grupo extinto.

Por último, "O Voo” aborda as barreiras que foram ultrapassadas por muitas criaturas até conseguirem voar. Contará com um túnel de vento que explica, de forma didática e apelativa, alguns conceitos de física ligados à deslocação aérea das espécies.

A diversidade de artefactos é o que permite ao visitante entender o processo evolutivo da biodiversidade e os 5 fenómenos de extinção em massa.

A iniciativa, dinamizada em colaboração com o Centro Ciência Viva de Estremoz, conta com a participação da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e destina-se ao público-geral, embora tenha particular interesse para a comunidade escolar.

Os interessados em participar no momento de inauguração devem inscrever-se através do e-mail museudoquartzo@cmviseu.pt ou do contacto telefónico 232 450 163.

É possível visitar a exposição "Os Dinossáurios vão ao Museu do Quartzo” até dia 31 de dezembro.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi