Saltar para o conteúdo principal

Festival de Teatro de Viseu está de regresso à Cidade-Jardim e apresenta espetáculos inéditos na sua 22ª edição

18-05-2023Cultura
Festival de Teatro de Viseu está de regresso à Cidade-Jardim e apresenta espetáculos inéditos na sua 22ª edição

CONSULTE AQUI A PROGRAMAÇÃO


Entre os dias 26 de maio e 11 de junho, 15 novas peças de teatro compõem a programação desta iniciativa municipal, que conta com a participação de grupos de Escolas e Associações do concelho

A 22ª edição do Festival de Teatro de Viseu arranca já na próxima semana, dia 26 de maio, no Auditório Mirita Casimiro. Em 2023, são 15 as peças de teatro originais que vão ser apresentadas em palco, num calendário que se prolonga até 11 de junho. A par do Auditório, que será o espaço privilegiado de apresentação, uma das peças de teatro terá a sua realização no Parque do Fontelo. 

O Festival de Teatro de Viseu contará com a participação de diversos grupos de associações e escolas do concelho, tais como o Recreativo de Bassar – Associação Desportiva e Cultura; a Enérgica – Associação Juvenil de Viseu; a AFTA – Associação de Fomento de Teatro Amador; o Grupo Recreativo Cultural Desportivo e Social de Vila Nova do Campo; o Colégio da Via-Sacra; a Associação Social, Recreativa e Desportiva de Moure de Madalena; o Orfeão de Viseu; a Associação de Solidariedade Social e Cultural de Orgens (C.S.C.O); a APACIC – Associação de Pais do Colégio da Imaculada Conceição; a Associação Jita Kyoei; o Agrupamento de Escolas de Mundão; a Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva de Chãos e Casal Mau; o Colégio Imaculada Conceição; a Zunzum – Associação Cultural; e a Escola D. Luís Loureiro de Silgueiros – Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique. 

Na 22ª edição, os grupos participantes foram convidados a explorar a temática "Viseu 900”, a divisa de promoção turística que o Município de Viseu elegeu para este ano, em que se assinalam os 900 anos de atribuição do Foral de Viseu da Rainha D. Teresa. 

Os bilhetes estarão disponíveis a partir da próxima semana, dia 22 de maio, e poderão ser adquiridos junto dos grupos responsáveis pelas peças de teatro, previamente ou no próprio dia, horal e local do espetáculo. A entrada de crianças até aos 12 anos (inclusive) será gratuita. Para pessoas portadoras do Cartão Municipal Jovem ou Sénior, o valor será de 1,75 euros; e para maiores de 12 anos, o valor será de 2,5 euros. 

As respetivas peças serão avaliadas tendo em conta vários parâmetros relacionados com a performance dos grupos e, posteriormente, serão atribuídos os prémios aos vencedores. As categorias dizem respeito aos Prémios "Melhor Peça de Teatro”, " Melhor Interpretação Masculina” e "Melhor Interpretação Feminina”.

De forma a homenagear uma das personalidades mais notáveis no estudo do teatro, o Município de Viseu, atribuirá, ainda, o Prémio "Osório Mateus”, fazendo referência a este ilustre professor, investigador e encenador, natural da cidade de Viseu. Para além da atribuição destes Prémios, a autarquia dirige a cada grupo um Prémio de Participação no valor de 350 euros. 

A assinatura deste evento municipal demarca-se pela valorização da cultural local, a sensibilização para a importância do teatro nos hábitos culturais como forma de conhecimento, entretenimento e inclusão social e, ainda, a relevância dos novos valores para a produção teatral.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi