Foram aprovadas hoje as decisões finais dos projetos da edição 2024 do Eixo Cultura Viseu

01-02-2024Cultura

No total, o Município de Viseu viabiliza um financiamento de 102 mil euros, para 20 projetos do Eixo 2 (medida 2), Eixo 3 (medida 2) e Eixo 4, e apoio não financeiro até cerca de 25 mil euros

Hoje, dia 1 de fevereiro, foram aprovadas em reunião de Câmara as Decisões Finais alusivas ao Eixo 2 - Criação Artística, nomeadamente a Medida 2 (Edição); ao Eixo 3 – Programação Artística, designadamente a Medida 2 (Programação Cultural Tradicional/Atividades); e ao Eixo 4 – Emergentes, do programa municipal Eixo Cultura Viseu, na sua edição 2024. Globalmente, o Município aloca um montante de 102 mil euros para apoio a 20 projetos, o número aprovado nesta data.

O júri considerou elegíveis quatro projetos para financiamento inseridos no Eixo 2 - Criação Artística | Medida 2 – Edição, sendo eles "Mãos que nos tecem”, de Ana Lúcia Camarate de Campos Seia de Matos; "Caderno de Práticas”, da Associação CRETA LCT; "7 olhares sobre Viseu”, da Confraria Saberes e Sabores da Beira, "Grão Vasco”; e "Couseiro de Silgueiros – 2º volume”, da ASSOPS – Associação de Passos de Silgueiros. Globalmente, o investimento é de cerca de 15 mil euros.

No que ao Eixo 3 – Programação Artística | Medida 2 – Programação Cultura Tradicional/Atividades diz respeito, foram aprovados nove projetos, com um financiamento de cerca de 38 mil euros: "Arte Sineira: valorizar a Tradição e o Património”, da Santa Casa da Misericórdia de Viseu – Museu; "Museu de Silgueiros – Quadros com História”, da ASSOPS -  Associação de Passos de Silgueiros; "Formação Musical na área da percussão e gaitas-de-foles”, do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Moure de Carvalhal; "2º encontro de Grupos de Cavaquinhos”, do Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo de S. Martinho; "O despertar da tradição”, da Associação Académica de Viseu; "Enterro do entrudo de Repeses 2024”, da Associação Recreativa e Cultural do Enterro do Entrudo de Repeses; "À mesa com a Teletuna”, da Teletuna; "Todos ao Bombo”, do Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo de S. Martinho; e " Atividades Culturais”, da Associação Cultural, Social e Recreativa de Santiago.

Por último, totalizando um valor de financiamento de 49 mil euros, foram aprovados sete projetos enquadrados no Eixo 4 – Emergentes: "Hora vazia”, de Zé Mágico; "Miguel Rodrigues ´Antídoto`”, de Miguel Rodrigues; "Bela noia – a bela paranoia – canções alegres para gente triste”, de Pedro Alexandre Rodrigues Vieira; "Marshmallow”, de Maria Francisca Cruz Ferreira da Mata; "Carmo”, de José Pedro Pinto; "Agora é que o porco torce o rabo”, de Mariana Rodrigues Silva; e "Acordeão clássico”, de Flávio Albino Rodrigues.

"O Município de Viseu reconhece o papel fulcral da Cultura e das Artes e, mais uma vez, aloca parte do seu orçamento municipal ao seu fomento e valorização”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. "São agora 20 os projetos com luz verde para receberem apoio financeiro à sua concretização, contribuindo para uma agenda criativa consistente e de excelência no nosso território”, destacou o autarca.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, reforçou que, este ano, os projetos de decisão estiveram disponíveis ainda em dezembro e, agora, em fevereiro, são aprovadas as decisões finais, permitindo assim uma maior programação para o ano de 2024 a todos os agentes culturais. "Não existe nenhum outro programa semelhante no país que disponibiliza um financiamento deste género à cultura e à arte”.

Recorde-se que o "Eixo Cultura – Viseu 2022/2025” é um programa municipal de apoios à Cultura e reúne um conjunto de medidas que visam a definição de uma programação abrangente nos domínios da criação/produção, programação/difusão, formação e edição.

O período para a apresentação do pedido de renovação de apoio financeiro para os projetos que integram o EIXO 1 (Parcerias de Programação), do EIXO CULTURA, continua a decorrer, com os pedidos a poderem ser realizados até 30 de abril.