Freguesias de S. Cipriano e Vil de Souto, Côta e Silgueiros vencem concurso “Rota dos Presépios de Viseu”

31-01-2024Cultura
Iniciativa integrada no VISEU NATAL contou com a participação ativa de todas as 25 Freguesias do concelho

As Freguesias de S. Cipriano e Vil de Souto, Côta e Silgueiros são as grandes vencedoras da edição de 2023/2024 do concurso "Rota dos Presépios de Viseu”, conquistando o 1º, 2º e 3º prémio respetivamente. A iniciativa atribuiu, ainda, três Menções Honrosas às Freguesias de Calde, Ranhados e Viseu.

A cerimónia de anúncio dos premiados decorreu esta tarde, 31 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O evento contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, do Presidente da Assembleia Municipal, Mota Faria, do Vice-presidente da Câmara Municipal, João Paulo Gouveia, e da Vereadora da Cultura, Leonor Barata.

Aos vencedores foram atribuídos prémios pecuniários significativos no valor de 1250 euros (1º lugar), 1000 euros (2º lugar) e 700 euros (3º lugar).

O desafio, lançado pelo Município de Viseu em parceria com as Juntas de Freguesia, teve como objetivos a promoção e revitalização da tradição cultural da construção de um Presépio, em cada uma das Freguesias, e visou promover práticas criativas e culturais coletivas na comunidade local, valorizando assim os talentos artísticos e fortalecendo as identidades singulares de cada Freguesia.

A seleção dos vencedores esteve a cargo da artista Ana Seia de Matos, da Coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, e do fotógrafo profissional José Alfredo. Nesta edição, a votação do público através do Facebook do Município de Viseu também foi tida em conta.

A apreciação do júri centrou-se em critérios como a originalidade na conceção e na escolha dos materiais, a incorporação de elementos distintivos de cada Freguesia e a inovação no uso dos recursos para a construção dos Presépios, elementos que, em conjunto, destacaram o caráter único e a excelência dos trabalhos apresentados.