Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu abre novas candidaturas para Bolsas de Estudo do Ensino Superior

09-10-2023Educação
Município de Viseu abre novas candidaturas para Bolsas de Estudo do Ensino Superior
Candidaturas vão estar abertas de 15 a 31 de outubro. Estudantes de CTeSP estão também incluídos nestes apoios 

Em 2023, o Município de Viseu volta a abrir candidaturas para bolsas de estudo direcionadas a estudantes do Ensino Superior, através de um investimento de cerca de 50 mil euros, num apoio a todos os candidatos que cumpram os critérios definidos no Regulamento. 

À semelhança do que ocorreu no ano transato, o valor máximo atribuído por bolsa é de 700 euros, num programa que tem tido uma evolução considerável no número de candidatos, a grande maioria provenientes de agregados familiares com relevante carência económica. Em 2022, foram 71 as bolsas atribuídas, prevendo-se um apoio semelhante no decorrer do presente ano. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, a atribuição destas bolsas "é de uma importância extrema, uma vez que possibilita a continuação de estudos a estudantes com falta de condições económicas”. 

O autarca admite ainda que "o Município de Viseu está atento às necessidades dos jovens, nomeadamente dos estudantes, e pretende, a cada ano letivo, aprimorar e possibilitar as melhores condições de estudo possíveis, ao maior número de alunos do concelho de Viseu” concluiu. 

As candidaturas realizam-se, totalmente, em formato digital, a partir do próximo dia 15 de outubro, e carecem da apresentação do cartão de cidadão, do atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia, da declaração de agregado familiar emitida pela Autoridade Tributária, do certificado de matrícula, da declaração e da nota de liquidação de IRS do ano anterior. 

Alertamos para que, apesar de no regulamento apenas constar o pedido de um documento relativo ao agregado familiar, é, efetivamente, necessária a entrega do Atestado de Residência, emitido pela Junta de Freguesia, e da Declaração de Agregado Familiar, emitida pela Autoridade Tributária. 

É de relembrar que a atribuição destas bolsas implica que: o agregado familiar resida há, pelo menos, três anos no concelho; o estudante candidato esteja a concorrer ou a frequentar pela primeira vez em curso superior e que os estudantes em causa ingressem ou frequentem estabelecimentos de Ensino Superior, público ou privado, no território nacional, para obtenção do grau académico de licenciado, mestre ou conclusão dos CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais). 

Consulte todas as condições para apresentar a candidatura e os documentos necessários para concluir o processo AQUI

Para eventuais esclarecimentos ou caso tenham dificuldades em realizar o processo online, os interessados devem contactar a Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar da Câmara Municipal de Viseu, através do telefone 232 427 433 ou do e-mail bolsaseducacao@cmviseu.pt.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi