Município de Viseu assinala Semana da Saúde Mental com caminhada e seminário “AbreMente”, em outubro

22-09-2023Saúde
Dia 10 de outubro, Aula Magna do IPV acolhe Seminário sobre saúde mental e bem-estar. A 13 de outubro, Caminhada AbreMente percorre a Ecopista

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro e, em 2023, o Município de Viseu assinala a data com duas iniciativas de promoção do conhecimento sobre saúde mental, com o objetivo de destacar os desafios no combate às doenças deste foro.

A 10 de outubro, a Aula Magna do IPV – Instituto Politécnico de Viseu recebe o Seminário "AbreMente” – Saúde mental e bem-estar, com um painel de oradores de excelência, especializados nas áreas da psicologia, educação, saúde, desporto e bem-estar.

"Gestão de Emoções”, com a Prof. Dr.ª Ana Isabel Correia (PAIDEIA); "Saúde Mental na família”, com a Prof. Dr.ª Isabel Silva (Instituto Piaget); "Mindfulness e bem-estar”, com a Prof. Dr.ª Cátia Magalhães (ESEV); workshop "Yoga do Riso”, com a Dr.ª Madalena Bravo; workshop sobre vivencial de arte-terapia: dar forma às emoções, com a Dr.ª Daniela Martins; "Boas práticas da promoção da saúde mental na escola | Observatório do bem-estar”, com a equipa de psicólogas em contexto escolar do Município de Viseu – Dr.ª Carla Martins e Dr.ª Cristina Varandas; "Os benefícios do desporto na saúde mental”, com o Dr. Francisco Neto (Selecionador Nacional da Seleção Portuguesa de Futebol Feminino); e o workshop surpresa "Desafia-te pela saúde mental”, promovido pela Associação de Futebol de Viseu, são os momentos dos quais os participantes do Seminário poderão usufruir. A participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória através do seguinte link: https://forms.gle/5n2D84PkYD6bVJPM7.

No dia 13 de outubro, realiza-se a Caminhada pela Saúde Mental "AbreMente”, pela Ecopista do Dão, do Tribunal da Comarca de Viseu até Tondelinha, incluindo ida e volta. A atividade começa pelas 9H15, tem final previsto para as 11H45, e os participantes devem utilizar roupa confortável. A participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória através do seguinte link: https://forms.gle/XyckTZzLzu9JDKSL9.

Ambas as iniciativas são organizadas pelo Município de Viseu, Casa do Povo de Abraveses, Centro Social Paroquial de S. José, Cáritas Diocesana de Viseu, com o apoio da Associação de Futebol de Viseu, Jogos + Vida, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Piaget e ACES Dão Lafões.

A caminhada e o seminário "AbreMente” destinam-se a toda a comunidade, mas detêm particular interesse para profissionais da área social e da saúde mental, bem como estudantes.