Município de Viseu celebra Dia Internacional da Mulher com nova exposição e conversa na Casa da Ribeira

05-03-2024Cultura

"Mulheres Antes de Abril” é o nome da exposição que inaugura dia 8 de março, pelas 17H30. Pelas 18 horas, realiza-se a conversa "Ser Mulher antes e depois de Abril"

Na próxima sexta-feira, 8 de março, data que assinala o Dia Internacional da Mulher, o Município de Viseu promove dois eventos na Casa da Ribeira, com o intuito de homenagear e refletir sobre o papel das mulheres na sociedade, tanto antes como depois do 25 de Abril de 1974.

Pelas 17H30, realiza-se a inauguração da exposição intitulada "Mulheres Antes de Abril", que pretende retratar a realidade feminina antes da Revolução dos Cravos. Os visitantes terão a oportunidade de visualizar vídeos do Arquivo da RTP que abordam temas como o ideal feminino do Estado Novo, os direitos das mulheres e o impacto do livro "Novas Cartas Portuguesas" durante o período da ditadura. Além disso, a exposição irá destacar proibições enfrentadas pelas mulheres na época, como o direito ao voto e ao divórcio, entre outras restrições.

Pouco depois, às 18 horas, terá lugar mais uma edição das "Conversas Memoráveis" na Casa da Ribeira; desta vez, o tema é "Ser Mulher antes e depois de Abril". O painel de oradoras contará com a participação de Leonor Barata, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Anabela Silveira, Professora aposentada e Investigadora do Instituto de História Contemporânea, Virgínia Lourenço Maurício, Vice-Presidente do Grupo Etnográfico de Trajes e Cantares de Várzea de Calde, e Maria Teresa Horta, autora do livro "Novas Cartas Portuguesas". Esta última participará através de vídeo, relembrando o processo judicial pelo qual passou em 1972 devido à sua obra.

Ambos os eventos são de entrada livre, estando sujeitos à lotação do espaço. Esta iniciativa é organizada pelo Município de Viseu, através da Casa da Ribeira, com o apoio da Ephemera.