Município de Viseu dá mais um passo para valorizar Parque Urbano de Santiago

03-03-2022Ambiente
Município de Viseu dá mais um passo para valorizar Parque Urbano de Santiago

Candidatura ao Programa Operacional COMPETE 2020 pretende conseguir comparticipação comunitária para rearborizar e criar zonas de sombra

O Município de Viseu, através de um trabalho articulado entre o Gabinete da Cidade, a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes e a Junta de Freguesia de Viseu, submeteu, na semana passada, a candidatura ao Aviso 11/REACT-EU/2021: "Apoio à transição climática – (Re)Arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas - Sombra em Meio Urbano”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas, "esta candidatura é o reflexo da preocupação do Executivo Municipal em propor os seus projetos a fundos comunitários e, desta forma, conseguir comparticipação financeiro comunitária para prestar ainda mais qualidade de vida às famílias viseenses”.

O Parque Urbano de Santiago, mandado construir pelo Dr. Fernando de Carvalho Ruas, no âmbito do antigo Programa POLIS, pode ter agora a hipótese de ver o seu espaço reorganizado, de forma a aumentar o número de elementos arbóreos e de diversidade biológica existente. Uma iniciativa que pretende, assim, implementar zonas de sombra ao logo de uma maior área que será intervencionada no Parque.

Além disto, propõe-se a melhoria dos sistemas de rega, através da ligação a um reservatório existente, onde são armazenadas águas provenientes de furos e poços. Desta forma, poderá ser possível reduzir, ou mesmo evitar, a utilização de águas de rede pública nas áreas verdes do Parque de Santiago.

O Vereador do Ambiente, Dr. Pedro Ribeiro, considera também que este apoio, caso seja alcançado com sucesso, trará inúmeras melhorias ao Parque e afirma que "numa altura em que é urgente agir contra os efeitos nefastos das alterações climáticas, esta é uma excelente oportunidade para fazer mais uma grande transformação neste espaço verde permitindo uma melhor gestão dos recursos naturais, essenciais para as gerações atuais e futuras”.

Submetida a candidatura com êxito pelo Município de Viseu, e dado que o referido Parque é um espaço com vastas áreas de pavimentos e pouca vegetação, pretende-se investir na sua arborização e, consequentemente, no ensombramento natural. Além disso, reduzir os efeitos das ondas de calor, combater as alterações climáticas, contribuir para o arrefecimento do ambiente urbano e criar um espaço natural de fruição pública, com conforto e sustentabilidade ambiental, são esforços diários que o Município de Viseu continua a realizar em prol da Cidade-Jardim.

O Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) mobiliza os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-2020, no âmbito do domínio "Competitividade e Internacionalização” do Portugal 2020. Tem como missão assegurar as condições adequadas, ao nível das competências, das práticas e da articulação institucional, para uma seleção de candidaturas orientada para a criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores e para a promoção da coesão e integração territorial.