Município de Viseu lança campanha de sensibilização para a recolha de resíduos verdes e volumosos

27-10-2022Ambiente
Câmara procura evitar ocorrências de despejos ilegais de "monos” nos passeios e bermas da estrada. Iniciativa já está na rua

A Câmara Municipal de Viseu lançou no terreno a campanha de sensibilização e de pedagogia ambiental "Não abandone os resíduos na rua”.

A iniciativa visa promover junto dos cidadãos uma chamada de atenção relativa aos cuidados a ter com o espaço público, nomeadamente em evitar que sejam abandonados resíduos verdes e volumosos em passeios e bermas das estradas do concelho.

"Encaminhe os resíduos para o ECOCENTRO” e "Agende a recolha gratuita de resíduos verdes e volumosos” são as principais mensagens da campanha, que visa fomentar comportamentos cívicos e ambientalmente responsáveis por parte de todos os cidadãos em relação aos "monos”.

"Todos juntos devemos contribuir para que Viseu continue a ser uma cidade limpa e que cuida da saúde pública, através do encaminhamento correto dos resíduos volumosos e verdes para os locais certos, neste caso para o ECOCENTRO que está localizado em Mundão”, afirma o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas. "Separar bem os nossos resíduos e encaminhá-los é também respeitar toda a comunidade”, defende.

Com esta campanha, o Município de Viseu procura também dinamizar a divulgação do Número Verde (gratuito) do Planalto Beirão, 800 209 316, que permite a qualquer munícipe agendar uma recolha gratuita deste tipo de resíduos.

"Estamos também a reforçar a mensagem de que as pessoas podem deslocar-se pelo próprio pé ao ECOCENTRO para entregar os seus resíduos. Detritos de uma obra que fizeram em casa ou vegetação resultante da renovação de um espaço verde podem ser entregues neste local”, explicou o Vereador do Ambiente, Dr. Pedro Ribeiro. "Criar uma cidade amiga do ambiente depende do contributo de todos”.

O Município de Viseu renova, desta forma, a divulgação de que as instalações do ECOCENTRO, na Rua dos Carris, na Freguesia de Mundão, visam conseguir a correta gestão dos resíduos que apresentam potencial valorizável, de forma a integrá-los num circuito de matérias-primas, através da reciclagem material. Com um horário de funcionamento de terça-feira a sábado, as instalações estão abertas ao público das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Deste modo, a Câmara de Viseu acrescenta que entende não existir justificação para que se continuem a praticar deposições clandestinas de resíduos, quer em perímetro urbano, quer em zonas florestais, tão danosas para o ambiente, como para a imagem da "Melhor Cidade para Viver”.

O que se pode depositar no ECOCENTRO:

- Papel e Cartão: cartão, jornais, catálogos, sacos de papel, de computador, cartão complexo;

- Plástico: embalagens e sacos de plástico, baldes e bacias, garrafas e garrafões, esferovite;

- Metais: alumínios, metais ferrosos, latas;

- Vidro: garrafas e embalagens de vidro vazias (sem tampa);

- Resíduos de Jardinagem: ramos de árvore, aparas de jardim e restos de relva;

- Entulhos: entulhos e caliços de pequenas obras particulares (máximo de um metro cúbico por semana);

- Madeiras: paletes (máximo de um metro cúbico por semana), embalagens, pranchas, soalhos, contraplacados;

- Os comuns "monstros" domésticos: eletrodomésticos, sofás, colchões;

O que não se pode depositar no ECOCENTRO:

- Papel e Cartão: materiais contaminados como guardanapos, papel vegetal, papel alumínio, autocolantes;

- Plástico: borrachas, couro, seringas, carpetes de automóvel;

- Vidro: lâmpadas, janelas e vidro de automóveis, cerâmicas, espelhos;

- Madeiras: platex, aglomerado revestido, madeira podre e/ou impregnada com óleo.