Município de Viseu quer dar vida às freguesias rurais através da aquisição de casas devolutas ou em estado de ruína para disponibilizar mais habitação

20-06-2023Freguesias

O Município de Viseu pretende disponibilizar mais habitação às famílias nas freguesias rurais do concelho, através da aquisição de casas devolutas ou em estado de ruína, promovendo a sua reabilitação e a disponibilização de mais habitação.

De acordo com os últimos dados dos CENSOS 2021, o concelho de Viseu ganhou população, no último decénio, com uma variação de 0,3%. Contudo, analisando a evolução da população residente no concelho, por freguesia, nos últimos 10 anos, torna-se percetível que algumas freguesias estão a perder população, progressivamente, à exceção das freguesias periféricas à cidade, como Mundão, Orgens, Ranhados, Repeses e São Salvador.

Verifica-se, assim, uma tendência de despovoamento da população nas freguesias rurais, sendo objetivo do Município contrariar essas assimetrias e enquadrar os projetos de casas devolutas ou em estado de ruína, na Estratégia Local de Habitação de Viseu.

Os proprietários interessados na venda das casas poderão solicitar o agendamento de uma reunião, nas instalações da Habisolvis, sitas na Rua João Mendes, Nº 51, R/C Esquerdo, levando, no dia da reunião, alguma documentação para análise, como Certidões das Finanças e da Conservatória, registos fotográficos da casa e uma proposta do valor de venda.

O Município de Viseu, através da empresa municipal Habisolvis, irá analisar a possível aquisição, solicitando uma avaliação patrimonial ao imóvel.

Para mais esclarecimentos ou pedidos de agendamento de reunião, poderá ser contactado o serviço: Habisolvis EM - 232 471 069 ou geral.habisolvis@mail.telepac.pt.