Município de Viseu reconheceu mérito escolar a mais de 850 alunos

28-03-2023Educação
Município de Viseu reconheceu mérito escolar a mais de 850 alunos

Cerimónia aconteceu no Multiusos de Viseu e homenageou toda a comunidade educativa viseense num dia especial

O Município de Viseu distinguiu ontem, dia 25 de março, centenas de alunos do concelho na Cerimónia de Reconhecimento Municipal por Mérito Educativo, no Multiusos de Viseu.

No total, foram reconhecidos mais de 850 alunos, estudantes de 17 instituições escolares do concelho de Viseu. Estiveram representados os cinco Agrupamentos de Escolas (Grão Vasco, Viseu Norte, Viso, Infante D. Henrique e Mundão), os Colégios da Imaculada Conceição e Via-Sacra, o Jardim-Escola João de Deus, as Escolas Secundárias Alves Martins, de Emídio Navarro e Viriato, as Escolas Profissionais Mariana Seixas, Projeto Plural e Profitecla, assim como a Universidade Católica, o Instituto Piaget e o Instituto Politécnico de Viseu.

Foram distinguidos, por ciclo, 280 alunos do 4º ano, 69 do 6º ano, 90 do 9º ano, 282 do 12º ano, 45 do ensino profissional e 84 do ensino superior.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, destacou "o trabalho realizado em rede pela comunidade educativa viseense”, assumindo a importância de todos os seus membros como "os professores, os diretores ou presidentes das instituições, os auxiliares de educação e, claro, os próprios alunos e os respetivos encarregados de educação”.

"Esta cerimónia celebra o empenho, capacidade de cooperação, dedicação e esforço dos alunos reconhecidos, e comprova o trabalho e devoção daqueles que se dedicam a formar as gerações futuras e elevam o nível e qualidade da Educação no nosso concelho”, acrescentou o autarca.

O investimento anual na área da Educação e a crescente melhoria das condições escolares que o Município proporciona aos alunos são algumas das razões para Viseu ser "uma comunidade feliz e um concelho cada vez mais atrativo, combatendo a tendência do interior do nosso país”, concluiu o Presidente da Câmara.

Pedro Ribeiro, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Viseu, salientou que o reconhecimento prestado pelo Município a estes alunos é o resultado "do esforço deles, das famílias e de toda a comunidade educativa”, acrescentando que "se temos alunos de mérito, temos também professores de mérito e diretores de mérito”.

Num evento dividido em duas sessões, a primeira dedicada aos 4º e 6º anos, e a segunda aos restantes ciclos e ensinos, foram vários os artistas que abrilhantaram o final de tarde e noite às centenas de pessoas que preencheram as bancadas do Multiusos de Viseu.

O grupo Catrapum Catrapeia, a Escola de Dança Lugar Presente, a Escola StreetGymn ForLife, um grupo de teatro de alunos da Escola Aquilino Ribeiro e o vencedor da última edição do The Voice Portugal, Gustavo Reinas, foram os responsáveis por animar o evento, que contou ainda com a, sempre impressionante, performance do viseense Zé Mágico em ambas as sessões.

A Cerimónia de Reconhecimento Municipal por Mérito Educativo contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, do Vereador da Educação, Pedro Ribeiro, e do Presidente da Assembleia Municipal, José Mota Faria.