Saltar para o conteúdo principal

Museu do Linho de Várzea de Calde celebra 12º aniversário com nova exposição "Vestir de Jardim"

Museu do Linho de Várzea de Calde celebra 12º aniversário com nova exposição "Vestir de Jardim"
Vanessa Chrystie assina esta mostra de peças de vestuário em linho, através da técnica de cianotipia. Inauguração terá lugar pelas 15 horas

O Museu do Linho de Várzea de Calde assinala este domingo, dia 19 de setembro, a seu 12º aniversário, com a inauguração, pelas 15 horas, de uma exposição intimamente ligada à arte do linho e à sua comunidade de artesãs. 

"Vestir de Jardim" é o nome desta mostra, da autoria de Vanessa Chrystie, que surge a partir de um trabalho colaborativo com duas artesãs da terra e o alfaiate Carlos Filipe Kaska. 

Tal como explica Vanessa, "a D. Brilhantina e D. Laura teceram as peças de linho com a sua sensibilidade e conhecimento secular”. De seguida, a artista desenhou nas mesmas e impregnou-as, utilizando uma das primeiras técnicas fotográficas: a cianotipia. Por último, Carlos Kaska, alfaiate, transformou-as em peças de vestuário.

Visivelmente e assumidamente inspiradas na natureza, nas palavras da artista, estas túnicas de tom azul ciano, "envolvem-nos com a serenidade dos nossos jardins. Assim, sempre que precisamos de um refúgio podemos vestir-nos de jardim!”.

O acesso ao espaço museológico é livre, no entanto, serão tidas em conta todas as normas de segurança recomendadas pela Direção Geral de Saúde.  

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi