Saltar para o conteúdo principal

Nas últimas semanas do mês de setembro, Viseu apresenta agenda com mais de três dezenas de atividades, para toda a comunidade

18-09-2023Cultura
Nas últimas semanas do mês de setembro, Viseu apresenta agenda com mais de três dezenas de atividades, para toda a comunidade
CONSULTE AQUI A AGENDA DE PROGRAMAÇÃO

Projetos do EIXO CULTURA, iniciativas no âmbito os 900 anos da Carta de Foral de Viseu e Jornadas Europeias do Património são alguns dos destaques desta programação, de 19 a 28 de setembro

Na Cidade-Jardim, a entrada no outono traz consigo uma programação multidisciplinar, para todas as idades, em vários espaços de Viseu, que irão preencher a agenda cultural e criativa do concelho, entre os dias 19 e 28 de setembro. Destacam-se inúmeros projetos apoiados pelo programa municipal EIXO CULTURA, iniciativas integradas nas comemorações dos 900 anos da Carta de Foral de Viseu e as Jornadas Europeias do Património, que percorrem alguns dos Museus Municipais. Globalmente, serão cerca de três dezenas de atividades descentralizadas.

Dias 19 e 22 de setembro, terá lugar o espetáculo flutuante "Voloswing”, das companhias Le Piano du Lac e La Xata la Rifa, com produção da Binaural Nodar e o apoio do Município de Viseu. Na primeira data, amanhã, o espetáculo de jazz a pedais aquáticos será no Rio Pavia, junto à Casa da Ribeira, e, na segunda, na Barragem de Várzea de Calde. 

Esta performance acontece numa plataforma flutuante e mistura propostas na área do swing ao estilo de Nova Orleães, dança e um estilo contemporâneo. Um verdadeiro cenário mágico, em plena natureza. Voël Martin (piano, trombone e trompete), Laurent Labejof (voz e percussão), Mónica Cofiño (dança e capitã) e Nely Ferreira (som) assumem os "comandos" deste espetáculo, aberto a todo o público, tendo associado um bilhete voluntário de 5 euros, de forma a apoiar a digressão.

Na entrada na reta final das comemorações dos 900 anos da Carta de Foral de Viseu, há ainda diversos acontecimentos na agenda. Desde logo, o grande concerto "V900”, que se realiza esta quarta-feira, dia 20 de setembro, pelas 21H30, no Adro da Sé. Os coletivos Retimbrar e Sopa de Pedra convidam Teresa Salgueiro e o grupo Gira Sol Azul, que se reúnem num concerto elevado pelas vozes e agitado pelas percussões, assente num reportório de originais e reinterpretações que invoca claras afinidades com a ancestralidade das culturas de raiz ibérica.

Também no dia 20 de setembro, à tarde, pelas 16 horas, o Salão Nobre dos Paços do Concelho irá acolher a cerimónia de obliteração do 2º selo comemorativo dos 900 anos da Carta de Foral de Viseu. Uma iniciativa em parceria com os CTT – Correios de Portugal, no âmbito do Plano Filatélico 2023.

A 23 de setembro, sábado, arranca o Ciclo de Conversas "Foi com ela que tudo começou”, que terá como primeira convidada Cristina Torrão, que irá apresentar o seu livro "Memórias de Dona Teresa”, editado em 2018. O momento acontece na Casa do Miradouro/Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques. Este é um romance que procura analisar a questão "Terá sido Portugal fundado por uma Mulher?” e no qual Dona Teresa "moribunda agonizante, recorda toda a sua vida, na urgência e na clareza de quem nada tem a perder”.

Nos seus últimos dias, a Feira de São Mateus receberá ainda a "Brigada das Cores”, para um momento de animação de rua, pelas 17 horas e as 18H30, do dia 20. Um grupo de artistas, que veste as cores do arco-íris, apresenta este espetáculo minimalista, que recorre às técnicas de mímica, da sombra e dos movimentos, despertando nos visitantes a curiosidade em observar os gestos do dia-a-dia recriados e "congelados”. Já no dia 21, Eurus, o vidente da Feira, fará uma última aparição nos Aposentos Reais Regina Tarasia, junto à Praça de Viriato, convidando os visitantes a viajar nas suas previsões e soluções.

No feriado municipal, Dia do Município de Viseu, a 21 de setembro, a par das iniciativas de caráter institucional, a tarde reserva um Cortejo Histórico-Etnográfico, com início pelas 15H30. Este será um espetáculo único, que alia a história à etnografia, com uma apresentação dos usos e costumes dos Grupos Folclóricos, Grupos de Cantares, Zés Pereiras e Bandas Filarmónicas, oriundos das Freguesias de Viseu. No total, serão cerca de 1300 pessoas envolvidas, organizadas em 46 grupos participantes.

O formato pensado para o Cortejo é diferente do habitual, contando com exibições/apresentações, em simultâneo, a partir de vários locais, abrindo espaço para momentos de percussão tradicional, com os Zés Pereiras; para a celebração da música e cantares tradicionais, pelos Grupos de Viseu, focados na preservação e divulgação do reportório tradicional da região; para a apresentação pelos Grupos e Ranchos Folclóricos de Viseu, das danças e das músicas que as enquadram, no respeito pelas tradições e rigor dos trajes que representam as vivências e a essência da cultura popular; não esquecendo as Bandas Filarmónicas.

Neste dia especial para todos os viseenses, o Comboio Turístico será gratuito, nos horários das 10 e 11 horas, bem como o Carrossel, instalado no Parque Aquilino Ribeiro (este gratuito ao longo de todo o dia).
A agenda de Viseu para as duas últimas semanas de setembro não se fica por aqui. Também a Cidade e os Museus Municipais se associam às comemorações das Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Este ano, a temática eleita pela Direção-Geral do Património Cultural é o "Património Vivo” e há um conjunto de atividades para toda a família.

Visitas guiadas às exposições permanentes e temporárias, passeios temáticos, espetáculos de poesia, música e dança, mesas redondas e rodas de contos com música ao vivo são as experiências propostas aos visitantes ao longo destes três dias. Também o Comboio Turístico – que neste dia se assume como "Comboio do Património” – irá circular, com um custo de 1,5 euros para os adultos e gratuito para as crianças.

A 27 de setembro, assinala-se o Dia Mundial do Turismo e, também neste dia, o Município de Viseu não quis deixar de assinalar a efeméride. "Ser turista em Viseu” é o convite lançado a viseenses, visitantes e turistas para, neste dia, ingressarem numa visita guiada pela Cidade. Haverá ainda uma atividade de geocaching por espaços verdes de Viseu, nomeadamente o Parque Aquilino Ribeiro, o Jardim das Mães, a Mata do Serrado, o Jardim de Santo António e a Mata do Fontelo. Neste dia, o Comboio Turístico convida todos a subir a bordo, efetuando viagens gratuitas.

Nesta programação, é ainda de ressalvar as iniciativas que se realizam sob a chancela do programa municipal EIXO CULTURA.

Desde logo, nos dias 20 e 27 de setembro, terá lugar uma oficina de formação artística com os alunos da Escola Superior de Educação de Viseu e um espetáculo e conversa, ambos com a equipa artística do projeto "Cenas Conjugais”, da Associação "Ritual de Domingo”, no Centro de Criação Contemporânea – Polo 1 (antiga Incubadora do Centro Histórico de Viseu).

No mesmo dia – e também a 25 e 27 de setembro -, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea recebe o espetáculo de teatro "Materialidade”, do projeto Horta Deméter, da Cem Palcos. Já na sexta-feira, dia 22, os Jardins da Casa do Miradouro recebem o concerto de apresentação do álbum "Os miúdos estão bem”, do grupo Bela Noia.

No dia 23 de setembro, o Prado do Parque Urbano de Santiago acolhe o espetáculo de Circo Contemporâneo "Chá das Cinco – Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega”. Uma organização do Teatro Viriato, com o apoio do Município de Viseu. Também neste dia, a Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva será o palco da atividade para bebés "Histórias Tão Balalão”, com Elsa Serra.

Com inscrições já encerradas, por ter atingido a lotação, haverá ainda, neste dia, a atividade "Plogging Challenge”, no Caminho Português Interior de Santiago.

Ainda no âmbito do EIXO CULTURA, o dia 24 de setembro reserva lugar à realização de um novo workshop, pelas 15 horas, no contexto do MOST'23, intitulado "Reconstruções Naturais", com a designer e ilustradora Ana Verónica, no lugar do Mosteirinho, em Coutos de Viseu. Uma iniciativa com organização da Quinta Oficina. 

No mesmo dia, pelas 16 horas, a Associação de Moure de Carvalhal, no Campo, acolhe o Sarau Aurístico "Estamos bem por aqui", organizado pela Lexvis. 

O Festival de Criação e Narração Oral NO FIO DA PALAVRA, da Mochos no Telhado, está também de regresso, este mês de setembro, com novas propostas. Primeiro, com o projeto "Deixa-me cantar antes que esqueça", protagonizado por Clara Spormann, Sofia Moura e Tânia Cardoso, nas freguesias de Rio de Loba, Silgueiros, São João de Lourosa e Viseu, entre 26 de setembro e 1 de outubro. 

Depois, ainda com os projetos "Una, Duna", a 30 de setembro; "Vira o Disco e Conta Outro", também a 30 de setembro; e "Parlendário", a 1 de outubro. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi