Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas, questiona o papel do Estado no processo que levou ao encerramento do CAT

05-08-2022Município
Centro de Acolhimento Temporário (CAT) de crianças da Misericórdia de Viseu acolhe 20 crianças

Na reunião de Câmara de hoje, 4 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, afirmou que não concorda com o encerramento do CAT – Centro de Acolhimento Temporário.

"Há um desajustamento financeiro entre o que esta valência gasta e o que é comparticipado pelo Estado. 700 mil euros é o valor do prejuízo registado nos últimos 5 anos pelo CAT e que levou a Mesa da Santa Casa da Misericórdia a denunciar o contrato com a Segurança Social”, sublinhou o Presidente.

"Vamos informar a Segurança Social que não estamos de acordo, pois as crianças não têm culpa. O CAT é uma boa estrutura e dá resposta às necessidades de muitas famílias”, referiu.

O CAT está em funcionamento desde os anos 90 e acolhe, atualmente, 20 crianças oriundas de famílias destruturadas e que são entregues pela Segurança Social.