Presidente da Câmara, Fernando Ruas, discorda do valor atribuído a Viseu, no âmbito dos fundos comunitários

27-04-2023Município
No passado dia 26 de abril, realizou-se uma reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, na qual se abordou o critério de distribuição da verba dos fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Portugal 2030.

Sobre o montante da verba a atribuir a cada município, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, absteve-se no momento da votação.

"Aplicou-se uma fórmula de divisão dos fundos que foi aprovada há 8 anos e que considero não ser ajustada ao Município de Viseu, pois atribui o mesmo montante a todos os 14 municípios. É desajustado, pois o número de habitantes de Viseu não se compara com os restantes. Somos o concelho maior e mais populoso”, explicou o autarca. "Apresentei uma proposta alternativa, em que o valor a atribuir se distribuiria em função da população, território e coesão de cada município, pois acredito que o valor se deveria repartir por cada cidadão. Nesse sentido, abstive-me”, clarificou.