Presidente da Câmara mostra-se preocupado e considera fecho das Urgências uma “situação insustentável”

09-11-2023Município

Na reunião de Câmara de hoje, Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, voltou a manifestar-se, junto dos presentes, acerca do assunto das Urgências do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).

O autarca viseense mostrou-se bastante preocupado com a decisão do Conselho de Administração do CHTV em encerrar, ao longo do mês de novembro, os serviços de Urgência das especialidades de Cirurgia Geral e Ortopedia, entre as 19 horas e as 8H30. Durante este período, os doentes que necessitem de cuidados nestas áreas, assim como na Via Verde Coronária, que se encontra inativa por 12 dias, terão de ser encaminhados para Coimbra.

"Esta é uma situação insustentável e muito preocupante para toda a região e comunidade que é servida pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu”, afirmou Fernando Ruas. "É lamentável o estado a que chegou a Saúde no nosso país e toda esta crise política que agora atravessamos também não será, de todo, favorável à resolução da mesma”, destacou o autarca. "Esperamos que haja, rapidamente, um entendimento entre o Ministério e os profissionais de saúde e que os doentes possam ter o acesso adequado aos cuidados de saúde que tanto necessitam, na sua área de residência”, conclui.

Ainda a propósito da crise política que se faz sentir, o Presidente da Câmara revelou também a sua preocupação em relação a outros dossiês que possam ficar na gaveta durante mais tempo, nomeadamente a construção da Barragem de Fagilde, que estava a aguardar uma solução de financiamento. Também face ao tema do IP3, o Presidente revelou que ainda esta semana foi cancelada uma reunião importante com a CIM da Região de Coimbra, em virtude desta recente demissão do Primeiro-Ministro. "Esta situação é gravosa para nós, que ficamos sem interlocutor. Esta é uma altura mesmo muito complicada”, considerou o autarca.