Presidente da Câmara revela-se surpreso com exclusão da Escola Secundária Emídio Navarro da aprovação dos Centros Tecnológicos Especializados

21-12-2023Educação

O Ministério da Educação anunciou recentemente os 261 Centros Tecnológicos Especializados aprovados na 2ª fase do concurso. Deste número, constam a Escola Profissional Mariana Seixas e a Escola Secundária Viriato. Contudo, a Escola Secundária Emídio Navarro, também candidata, foi deixada de fora.

Na reunião de Câmara de hoje, o Presidente Fernando Ruas revelou que "é com muita surpresa” que verifica que esta Escola Secundária não foi contemplada. "Congratulamos as outras duas instituições de ensino pela respetiva aprovação, mas considero ser igualmente importante para a Escola Emídio Navarro esta aprovação. Esperamos sinceramente que essa injustiça seja corrigida ainda nesta fase de concurso”.

Recorde-se que a criação dos Centros Tecnológicos Especializados integra a Componente das Qualificações e Competências, do Plano de Recuperação e Resiliência, com vista a modernizar a oferta dos estabelecimentos de ensino e de formação profissional. A partir deste investimento, os alunos "dos cursos profissionais passam a usufruir de novos equipamentos e instalações, potenciando a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais orientadas para a sustentabilidade e competitividade impulsionadas pelos processos de resiliência, transição digital e transição climática”.