Requalificação da EN229 consignada, hoje, em Cavernães

14-02-2023Obras
Requalificação da EN229 consignada, hoje, em Cavernães
Execução da empreitada vai demorar um ano. Obra vai criar uma rotunda de acesso ao centro da freguesia de Cavernães

A Infraestruturas de Portugal realizou, esta manhã, a consignação da obra de requalificação da EN229, que vai permitir eliminar os constrangimentos nesta Estrada Nacional e melhorar o traçado e alargar a plataforma rodoviária, num troço com cerca de 9,6 quilómetros, entre a Variante do Sátão e a rotunda de acesso ao Parque Industrial do Mundão, em Viseu.

Envolvendo um investimento de 3,4 milhões de euros, este projeto foi desenvolvido no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", na vertente das Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias, financiado pela União Europeia. A sessão de assinatura contou, no Pavilhão Multiusos de Cavernães, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, do Presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, do Vice-Presidente da autarquia, João Paulo Gouveia, da Vereadora da Economia e do Investimento, Mara Almeida, do Presidente da Assembleia Municipal, José Mota Faria, e do Presidente da Câmara Municipal do Sátão, Alexandre Vaz.

"Mesmo sabendo que faltam investimentos na região de Viseu, esta é uma obra muito importante e fundamental para nós”, referiu na sessão o Presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas. "Uma obra que ansiamos há tantos anos e que se junta a outras que são igualmente importantes”, acrescentou. "O Governo tem de olhar com atenção para a qualidade das acessibilidades no interior do país. No caso de Viseu, a ex-IP5 e o atual IP3 constituem-se como vias fulcrais de circulação diária de vários passageiros em todo o território do concelho. Em relação ao IP3, esta é uma via essencial de ligação entre Viseu e Coimbra, que vê a sua requalificação arrastada e que não vai ao encontro das promessas feitas pelo Estado Central.”

Segundo o Presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, esta intervenção vai demorar um ano a estar concluída e envolve o alargamento da plataforma rodoviária em três zonas da EN229, criando vias adicionais para veículos de marcha mais lenta, melhorando a capacidade de circulação e fluidez do tráfego. De acordo com a mesma fonte, será também realizada a reformulação geométrica das ligações à rede viária local existentes ao longo do traçado e criada uma rotunda de acesso ao centro da freguesia de Cavernães, que irá beneficiar de mais condições de mobilidade e segurança rodoviária.

Segundo o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, esta requalificação terá um impacto direto nas populações e nas empresas dos concelhos de Sátão e Viseu, mas também no reforço da competitividade e da mobilidade no interior do país.

Saiba mais AQUI.