Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu vai encerrar durante a noite ao fim de semana

29-02-2024Saúde

A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões vai, a partir de amanhã, 1 de março, encerrar nos períodos entre as 20 horas e as 9 horas, todas as sextas-feiras, sábados e domingos.

Devido à falta de médicos pediatras, na sequência de diversas rescisões e baixas médicas, foi implementado um plano de contingência que prevê apenas o funcionamento normal da Urgência Pediátrica de segunda a quinta-feira.
Na reunião de Câmara de hoje, dia 29 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, afirmou que este assunto "não foi atempadamente acautelado” e que "é inaceitável que se deixem territórios do interior ao abandono por parte das respostas de saúde e emergências médicas”.

O autarca acrescentou ainda que "a juntar a tudo isto, está o facto de o Helicóptero do INEM não estar em funcionamento no período noturno” e "a viagem, em caso de necessidade, ter de ser feita pelo IP3, uma estrada que bem sabemos o estado em que se encontra” concluiu.