Saltar para o conteúdo principal

“Viseu Destino Gastronómico” celebra os saberes, sabores e aromas do Dão, este fim de semana, no Mercado 2 de Maio

15-04-2024Turismo
“Viseu Destino Gastronómico” celebra os saberes, sabores e aromas do Dão, este fim de semana, no Mercado 2 de Maio
Diogo Rocha, Chef do Restaurante Estrela Michelin "Mesa de Lemos”, é o padrinho do evento. Sofia Escobar estreia o fim de semana com um grande concerto na noite do dia 19, de entrada livre e gratuita. Restaurantes de Viseu darão a conhecer histórias e provas de sabores e petiscos, e Quintas do Dão irão ocupar a Praça com provas de vinhos e azeite. Música e workshops fazem ainda parte desta ementa, nos dias 20 e 21 de abril

Em fevereiro deste ano, Viseu foi eleito "Destino Gastronómico do Ano”, pela Revista de Vinhos, na 27ª edição dos prémios "Os Melhores do Ano 2023”. No próximo fim de semana, de 19 a 21 de abril, o Município de Viseu celebra esta distinção com todos os viseenses, visitantes e turistas, no Mercado 2 de Maio, com a realização do evento "Viseu Destino Gastronómico”. 

"Esta distinção vem apenas atestar aquilo que todos nós já sabemos, que a cidade e região de Viseu são mestres na arte de bem receber e cozinhar. A nossa gastronomia é hoje mais que um cartão-de-visita: é o nosso ADN. É algo que orgulha toda a comunidade beirã”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas. "Este fim de semana, será uma oportunidade única para todos celebrarmos os verdadeiros sabores e aromas do Dão, no coração do nosso Centro Histórico”, afirma. 

Os operadores de restauração presentes darão a conhecer histórias da gastronomia local, farão apresentações e demonstrações de conceitos e pratos e/ou irão confecionar sabores e petiscos para degustação, da cozinha tradicional à contemporânea. Provas de vinhos com produtores e Quintas do Dão, workshops para os amantes dos néctares da região e muita música à mistura serão os "pratos principais” desta ementa que, ao longo de três dias, fará do Mercado 2 de Maio um espaço privilegiado de convívio e celebração do melhor que a Beira – e as suas gentes – tem para oferecer. A iniciativa é apadrinhada pelo conceituado e premiado Chef viseense Diogo Rocha, à frente do Restaurante Estrela Michelin "Mesa de Lemos”.

Na sexta-feira, pelas 18 horas, o evento abrirá portas com um momento de especial reconhecimento aos operadores de restauração, seguido de um brinde oficial. Na cozinha made by Notch, que ocupará o centro do piso inferior do Mercado, a DJ Rita Mendes estará responsável pela animação musical desta estreia, acompanhando, logo de seguida, o Chef Diogo Rocha num momento imperdível – o TRI(ELO).

À noite, pelas 21 horas, o palco do Mercado 2 de Maio voltará a vibrar com o talento da cantora e atriz portuguesa Sofia Escobar, que será acompanhada ao piano por Helder Godinho, num concerto de entrada livre e gratuita. 

Sofia Escobar é uma das personalidades mais reconhecidas do mundo da música e do teatro, com um extenso currículo na participação em musicais de renome, como "O Fantasma da Ópera” ou o "West Side Story”. Recebeu o prémio para "Melhor Atriz num Musical” nos Whatsonstage Theatregoer’s Choice Awards e foi nomeada na mesma categoria para os prémios Laurence Olivier, pela sua atuação em "West Side Story”. 

"Tanto Mais” é o primeiro álbum da cantora, em nome próprio, editado em 2022, com canções escritas por Renato Júnior, Helder Godinho, Jasmim Teixeira, Artur Guimarães e pela a própria. 

Depois de uma estreia promissora, o fim de semana promete não desiludir. 

O evento gastronómico propõe uma prova de azeite por Cátia Correia, da Quinta de Lemos, pelas 12 horas, desafiando o público a conhecer melhor este néctar, fruto da oliveira. Às 13 horas, será o Restaurante "O Cortiço” a marcar presença na cozinha, seguindo-se, pelas 14 horas, a Rústica – Padaria Tradicional.

E porque o fim de semana não se faz apenas de histórias, demonstrações e degustações "a pedido”, a tarde de sábado reserva dois workshops alusivos à temática dos vinhos. O primeiro, pelas 15 horas, será com Mafalda Perdigão, da Quinta do Perdigão, e intitula-se "Como provar vinho sem fazer má figura?”; já o segundo, pelas 17 horas, conta com a Quinta da Mariposa e terá como convidada Lúcia Freitas, que realizará um "Curso Express”, de como ser um "expert” em vinhos do Dão.  

Este será um momento aberto a todos, sem necessidade de inscrição, e uma oportunidade para os "amadores” poderem aprender conceitos básicos da enologia, inclusive como escolher o melhor vinho para cada ocasião. 
Ainda no sábado, pelas 16 horas, a cozinha será liderada pelo Palace Restaurante, com a música e boa vibe do DJ GRYZZLER a acompanhar. Logo pelas 18 horas, tem presença marcada na cozinha do Mercado a Taberna da Milinha. O Chef Diogo Rocha regressa ao leme deste espaço gastronómico de excelência pelas 19 horas, para um sunset especial, com o DJ GRYZZLER a moderar a playlist.

Pelas 21 horas, o palco do Mercado 2 de Maio, no piso superior, voltará a acender as suas luzes para receber a atuação do Coletivo Gira Sol Azul, com Ana Bento, Jasmim Pinto, Joaquim Rodrigues, Bruno Pinto, Olívia Pinto e Lucas Cardoso. 

Num concerto de entrada livre e gratuita, o Coletivo apresentará neste espetáculo musical diversos temas do cancioneiro jazz, blues e bossa nova. O sexteto, composto por voz, guitarra, piano, baixo, trompete e bateria, acrescentará novos elementos às canções, cuja liberdade e intemporalidade é assim celebrada numa nova dimensão.

No domingo, terceiro e último dia do "Viseu Destino Gastronómico”, o Mercado abrirá as suas portas pelas 12 horas, com o QB – Brunch & Cocktails, respondendo à tendência slow morning, ao convidar todos os food lovers para um final de manhã/ início de tarde calmo e relaxante. O saxofonista Tiago Taborda dará o tom certo para este momento de degustação. 

Ao longo da tarde, o Seven Secrets Restaurante, o Home Sushi & Asian Food – Viseu e a Quinta de Marzovelos estarão também presentes na cozinha do Mercado, para confecionar um menu variado de sabores e apresentar os seus espaços e conceitos gastronómicos. 

A encerrar o dia, estará o Flora Restaurante, dirigido por João Guedes Ferreira, ao qual foi atribuído o Bib Gourmand 2024, uma categoria Michelin que distingue os restaurantes com boa relação qualidade/preço. A música estará a cargo do DJ The Rock, que encerrará o evento com chave d’ouro. 

É ainda de destacar a presença de diversos produtores e Quintas do Dão neste evento, os quais irão proporcionar provas de vinhos, no espaço "Entre Aduelas”. Através da compra do copo, no balcão de venda no local, o visitante terá direito a um determinado número de provas, podendo assim experienciar todos os aromas do Dão, contactando também com aqueles que estão na origem e produção destes vinhos de excelência. 

Este espaço estará em permanência no horário do evento: no dia 19, entre as 18 e as 22 horas; no dia 20, entre as 12 e as 22 horas; e no dia 21, entre as 12 e as 18 horas. 

"Reunimos aqui um conjunto de ingredientes-chave para fazer deste um evento especial, em plena primavera. A Cidade-Jardim celebra o seu estatuto de destino gastronómico e reforça, ainda, o seu potencial como destino turístico de excelência”, sublinha a Vereadora da Cultura e Turismo, Leonor Barata. "Mais uma vez, Viseu aposta na valorização e promoção dos seus produtos e talentos, ao promover um fim de semana com propostas para todos, que serve de palco aos operadores gastronómicos da cidade e região, mas também aos produtores e Quintas do Dão”, realça a Vereadora. 

Esta é uma iniciativa organizada pelo Município de Viseu, com o apoio da NOTCH, da ACDV - Associação Comercial do Distrito de Viseu, da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da CVR Dão - Comissão Vitivinícola Regional do Dão e da Viseu Marca.

Toda a programação atualizada e em permanência em www.visitviseu.pt.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi