Saltar para o conteúdo principal

Viseu é a cidade do país com mais qualidade de vida

31-03-2021Município
Viseu é a cidade do país com mais qualidade de vida
De 12 analisadas pela DECO Proteste, a Cidade-Jardim destaca-se em áreas como o custo de vida, a segurança e criminalidade ou a limpeza e gestão de resíduos  

Viseu é a "Melhor Cidade para Viver”! O estudo da DECO, lançado no final de março deste ano, que analisou 12 capitais de distrito do país com mais população, volta a colocar Viseu no topo do ranking, renovando uma "distinção" que tinha já sido avançada no último estudo, em 2012, na qual a cidade era apontada como aquela com maior qualidade de vida. 

Foram 10 as vertentes analisadas neste estudo, sendo o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos aquelas que representam um maior impacto na qualidade de vida das cidades e das suas comunidades, com Viseu a destacar-se acima da média. 

Em áreas como a mobilidade e o meio ambiente e poluição, a Cidade-Jardim está também no topo do ranking. Quando falamos na Cultura, no Desporto e no lazer, Viseu tem um grau de satisfação que a coloca num patamar elevado, a par de outras cidades como o Porto, Braga e Lisboa. 


Um trabalho em prol da comunidade

Viseu é Mobilidade

No terreno, está a nascer a rede urbana de ciclovias – o MUV BIKE, já com a sua 1ª fase em execução. Por outro lado, o novo Centro de Operações e Mobilidade de Viseu está também a ganhar forma, para garantir mais e melhores condições aos seus utilizadores, mas também a todos os operadores de transporte, numa lógica de intermodalidade. Com o MUV, criámos ainda duas novas linhas urbanas de transporte; vamos reforçar a ligação às Freguesias, com o transporte a pedido; construímos o novo Interface de Transportes, junto ao Hospital; e estamos a apostar na construção e qualificação de parques e lugares de estacionamento.

Não deixámos de fora as acessibilidades e é também em intervenções estruturantes que apostamos, para garantir a melhor circulação automóvel e pedonal, da cidade às Freguesias. Concluímos o prolongamento da Avenida da Europa e a sua ligação a Santo Estêvão; o alargamento e construção da nova rotunda, junto ao Matadouro, está a avançar; e, no futuro, também a ligação Viseu - Sátão, a EN229, será requalificada.

Estes são alguns projetos que destacamos nesta área. Investimentos que consideramos essenciais para o bem-estar e qualidade de vida da nossa comunidade.

Viseu é Ambiente

Na limpeza e gestão de resíduos, Viseu também está em destaque. Temos procurado traçar um caminho rumo à sustentabilidade ambiental, por um concelho mais verde e limpo, para todos. Com o VISEU RECICLA, por exemplo, duplicámos a capacidade de deposição de resíduos seletivos, com a instalação de novas ilhas ecológicas, um pouco por todo o concelho. De 349, passámos a ter 755.

Em 2020, Viseu conseguiu atingir resultados muito positivos no que toca à reciclagem: a meta nacional definida para cada cidadão era de 29kg, sendo que, cada viseense, reciclou em média cerca de 45kg. Números que denotam também um maior envolvimento e compromisso da comunidade para com a preservação do meio-ambiente.

Para além das ilhas, também a frota afeta à recolha de resíduos foi reforçada em nove novos veículos: três a gás natural para recolha de resíduos indiferenciados, cinco para recolha seletiva de resíduos, e um para recolha de resíduos porta-a-porta junto dos comerciantes. O serviço porta-a-porta já conta com a participação de 65 estabelecimentos comerciais aderentes.

Viseu é Verde

Na "Melhor Cidade para Viver", temos equipas dedicadas que zelam, diariamente, pela cuidado, limpeza e preservação da Cidade-Jardim.
No terreno, apostámos na frota de limpeza urbana, adotando equipamentos e veículos elétricos mais amigos do ambiente, garantindo uma menor poluição do ar.

Contudo, não é apenas aqui que se esgota o investimento em projetos e ações que promovem a melhoria da eficiência energética e, consequentemente, a sustentabilidade ambiental de um concelho que ambicionamos que seja cada vez mais verde e limpo.

Destacamos, entre outros, a captação de investimentos para o concelho associados à produção de energia limpa, como a Central de Biomassa, instalada em Mundão, a Mini-Hídrica, em Calde, ou o Parque Eólico, em Côta; a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo em 5 escolas municipais (Rolando de Oliveira, Arnaldo Malho, Jugueiros, Viso e Aquilino Ribeiro), o que representa uma redução anual das emissões de CO2 em 60 toneladas; a introdução da tecnologia LED na iluminação pública, em 9500 luminárias, que permite uma poupança anual de cerca de 300 mil euros; ou também a aposta na instalação de um conjunto de equipamentos otimizados energeticamente, com recurso à biomassa e à energia solar, nas Piscinas Municipais, medida que nos possibilita reduzir em 60% as emissões anuais de CO2.

Viseu é Natureza

Em Viseu, a manutenção, investigação, salvaguarda e valorização do nosso património arbóreo e natural são objetivos bem presentes nas nossas estratégias e políticas municipais.

Desde 2014, plantámos já cerca de 13 mil árvores. O estado de conservação dos exemplares é acompanhado de perto e de forma regular pelas nossas equipas municipais e pelos nossos parceiros e o abate é mesmo a última opção sendo, sempre que possível, plantados novos exemplares para assim garantir o bom funcionamento do ecossistema.

Destacamos, nesta área, a reabilitação da Mata do Fontelo, um projeto municipal que muito prezamos e não esquecemos. Neste processo, foram avaliadas, georreferenciadas e numeradas 7422 árvores e identificadas 37 espécies, das quais 13 são autóctones. O pulmão verde da Cidade-Jardim continua a respirar, com trilhos limpos e acessíveis.

Do ponto de vista florestal, e no âmbito do VISEU RURAL, fomos também mais longe. Instalámos os primeiros ecopontos florestais do país, em Barreiros e Cepões e Bodiosa, estando para breve a abertura de outros em Côta e Calde. Lançámos ainda novas sementes, a pensar no futuro, com a criação de "Bosques Intergeracionais", com a plantação de mais de 8 mil espécies autóctones em Côta, Barreiros e Cepões, São Pedro de France e Ribafeita.

Fizemos igualmente opções mais amigas do ambiente: em áreas com coberto vegetal, substituímos relva por outras espécies e arbustos, contribuindo assim para uma maior poupança de água. Os cerca de 18 mil arbustos plantados permitem a poupança anual de 25 mil metros cúbicos de água.

Viseu é Desporto 

A promoção da atividade física, enquanto fator promotor de saúde e bem-estar, é um objetivo que tem merecido a nossa melhor atenção. Hoje, são já mais de 12 mil as pessoas que praticam desporto no âmbito de programas e projetos comunitários liderados e/ou apoiados pelo Município. Reconhecemos o papel ativo e dinamizador dos vários clubes, associações e instituições do concelho neste objetivo comum e, através do Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física, o Município investiu, entre 2013 e 2020, mais de 10 milhões de euros na promoção da prática desportiva, na organização de eventos e na modernização e autonomia associativa, onde se enquadra o apoio à construção e requalificação das instalações desportivas dos clubes locais.

Esta aposta traduziu-se num aumento de 1600 atletas que praticam, de forma regular e orientada, atividade física e desportiva nas mais de 24 modalidades desportivas promovidas pelos clubes do concelho. Neste contexto, destaca-se o esforço de toda a comunidade em aumentar o nível de participação desportiva em segmentos com menor oferta, tendo-se registado um aumento expressivo nas atletas do género feminino, com um crescimento de 350 para 1200 atletas. A relação entre a autarquia e os clubes desportivos tem sido uma estratégia vencedora e um compromisso que fazemos questão de manter.

Investimos fortemente, também, na construção, requalificação e melhoria das instalações desportivas e espaços promotores de atividade física do concelho. Destacamos a requalificação do Estádio Municipal do Fontelo, Pavilhão de Cavernães, Campos de Futebol de Silgueiros e Leões da Beira e de inúmeros Polidesportivos, Parques Infantis e Circuitos Gerações Ativas. Requalificámos, ainda, o Campo da Quinta da Cruz, Ranhados, Vila Chã de Sá e os Campos 1º de Maio, Futebol de 7 e 5 do Fontelo, além dos Campos de Ténis, Piscinas Municipais e Pavilhões Desportivos Cidade de Viseu, Fontelo e Viriato. Apoiámos, ainda, a construção do Pavilhão Desportivo de Prime e do Campo de Futebol de 7 de Lordosa.

Também investimos na melhoria dos percursos pedestres e cicláveis, com a conclusão do Centro de BTT, Ecopista do Vouga, requalificação da Ecopista do Dão e das Rotas de Calde, S. Pedro de France, Vildemoinhos, Ribafeita, Povolide, Coutos e Bodiosa, e assim passaremos a ter uma oferta superior a 400 quilómetros, valor importante também na dimensão do turismo ativo e de natureza.

Viseu é Educação

Na "Melhor Cidade para Estudar", temos orgulho no caminho que temos vindo a construir, em parceria com as nossas escolas, pais, famílias, professores e auxiliares, e todo o universo de instituições e entidades que caminham connosco. Diariamente, trabalhamos com o objetivo de proporcionar mais e melhores condições de conforto e aprendizagem às nossas crianças e jovens, promovendo um sistema educativo mais integrado, articulado e diversificado para todos.

Com o programa municipal VISEU EDUCA, cruzamos as vertentes artísticas, linguísticas, desportivas, culturais, ambientais e tecnológicas, num projeto educativo mais abrangente e estimulante. Hoje, por exemplo, o ensino musical chegou a todas as Freguesias e é uma realidade para 4 mil crianças do concelho.

Não esquecemos o apoio às famílias, com a oferta dos kits e manuais escolares e os livros de fichas, ou à frequência do Ensino Superior, com a atribuição anual das bolsas de estudo, por exemplo.

Ter escolas qualificadas e devidamente equipadas tem merecido também a nossa melhor atenção. Desde 2014, foram reabilitados 31 estabelecimentos de ensino. A construção da Escola Básica Aquilino Ribeiro e as reabilitações das Escolas Grão Vasco e Viriato são alguns exemplos do investimento no parque escolar. Apostámos na remoção do amianto em todas as escolas do concelho, faltando apenas intervir em duas, e promovemos a implementação de soluções energéticas eficientes em outras.

Estamos a diversificar a formação educativa, a trabalhar em rede e a promover uma sociedade aberta e inclusiva. Frutos que se traduzem, nomeadamente, no sucesso escolar e na diminuição das taxas de abandono escolar e retenções nos últimos 7 anos. Viseu está no TOP 3 do ranking nacional! Ocupa o 2º lugar a nível do sucesso escolar no ensino secundário e o 3º lugar no 3º ciclo do ensino básico.

Viseu é Cultura

Em Viseu, a Cultura assume-se como um dos pilares centrais da governação municipal, através de uma politica integrada de valorização e comunicação do património histórico, edificado e simbólico, da oferta museológica, dos centros de formação artística, dos eventos culturais e do desenvolvimento do setor das "indústrias criativas”.

Os resultados desta aposta são evidentes, quer dentro como fora de portas. Somos o município do país com mais sessões culturais por 1000 habitantes e o 2º com maior percentagem de espectadores por espetáculo. Ocupamos o 4º lugar no que respeita ao número absoluto de espectadores, a seguir a Lisboa, Porto e Braga.

Distinguimo-nos também por termos um programa regular e consolidado de apoio à cultura independente: o VISEU CULTURA. Desde 2018, são já 176 os projetos aprovados, o que representa um investimento municipal de 3,2 milhões de euros. Globalmente, até à data, são mais de 200 os postos de trabalho gerados e cerca de 1300 o número de eventos, espetáculos e iniciativas apoiadas.

Nesta área, não podemos deixar de mencionar a aposta na revitalização da Feira de São Mateus, um referência nacional; criámos o Museu de História da Cidade e, muito em breve, abriremos portas ao Museu Keil do Amaral; instituímos o Polo Arqueológico de Viseu, hoje com o nome do Presidente António Almeida Henriques; concretizámos a certificação dos Estanhos Artísticos de Bodiosa; apostámos numa agenda anual de eventos enoturísticos; avançámos com uma programação de animação cultural, segura e alternativa - o CUBO MÁGICO -, procurando apoiar a retoma económica e cultural; entre outros projetos, iniciativas e ações de relevo.


Viseu é Segurança

Na "Melhor Cidade para Viver", levamos a sério a missão de cuidar e proteger a nossa comunidade. Também por isso, nos últimos quase oito anos, a segurança e a proteção civil são áreas para as quais temos dedicado especial atenção.

Reforçámos as equipas de efetivos da Polícia Municipal e Bombeiros Sapadores, garantindo a resposta às exigências crescentes e a qualidade dos serviços de proteção civil, socorro e fiscalização municipais.

Construímos o novo Quartel dos Bombeiros Sapadores, no Aeródromo Municipal, que permitiu reforçar e melhorar as condições de operacionalidade da corporação, assim como qualificar a estrutura de proteção civil do concelho e o apoio às ações de proteção e socorro.

No início de março, apresentámos o novo programa municipal VISEU PROTEGE. Um investimento de 10 milhões de euros, que engloba um conjunto de projetos, medidas e ações que promovem uma lógica de trabalho colaborativo com parceiros internos e externos ao Município de Viseu, tendo em vista o reforço da segurança e a eficiência de meios e recursos de proteção e socorro.

Alguns deles já estão no terreno e outros serão lançados a médio e longo prazo. São exemplos, entre outros, a criação do Número Municipal de Emergência, para uma maior e melhor agilização de respostas; ou a criação de Unidades Locais de Proteção Civil, em parceria com as Juntas de Freguesia, tendo em vista capacitar a comunidade para a atuação em situações emergentes de proximidade.

No terreno, procuramos, diariamente, servir da melhor forma a comunidade, numa relação próxima e cooperante com os Bombeiros Voluntários, a GNR, a PSP e o Regimento de Infantaria nº14. Juntos, unimos esforços para que este seja um concelho seguro.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi