Viseu: Município “abraça” a sua história com 2ª fase do Site Viseu Património

26-02-2022Património
Viseu: Município “abraça” a sua história com 2ª fase do Site Viseu Património
Oito ações principais foram definidas para a segunda fase do programa. Desenvolvimento de um plano de salvaguarda e divulgação do Jardim e da Mata do Fontelo é um dos objetivos estabelecidos

O Município de Viseu apresentou hoje, sábado, pelas 15 horas, no Solar do Vinho do Dão, a 2ª fase do site Viseu Património. Com a presença da Vereadora do Património e da Cultura da Câmara Municipal, Dr.ª Leonor Barata, o programa contou com uma visita guiada ao Solar, seguida de uma apresentação conduzida pela Coordenadora da 2ª fase do "Viseu Património”, Dr.ª Catarina Tente.

A Vereadora com o pelouro do Património "abriu a janela” do novo website no início da sessão, sublinhando a importância deste ato. "É simbólica e de grande relevância para a cidade de Viseu esta nova fase. Com este lançamento, queremos demonstrar que vamos continuar a descobrir mais sobre o nosso património e a nossa identidade”, sublinhou.

Nesta 2ª fase, o programa municipal dedicado ao património viseense tem especial enfoque no património histórico e arqueológico, em linha com outras iniciativas já realizadas, como a criação e regulamentação do Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques, o lançamento do Museu de História da Cidade, dos Roteiros Arqueológicos José Coelho, do Serviço de Mediação e Educação Patrimonial e de uma linha editorial própria.

A página Web, já disponível em www.viseupatrimonio.pt, oferece aos utilizadores a oportunidade de explorarem uma diversidade de opções de investigação, como, por exemplo, as oitos ações principais que pretendem valorizar, salvaguardar e divulgar o património histórico e arqueológico do concelho.

Destas oito, e com o objetivo de aprofundar o estudo da Cava de Viriato, será apresentado, em breve, um projeto de investigação específico para o local, como também será desenvolvido um plano de salvaguarda e conservação do Conjunto do Fontelo, nomeadamente do Jardim e da Mata, nas suas vertentes de património cultural e natural.

Aberto a todos os públicos, o Site pretende constituir-se como um "banco” de partilha dos trabalhos que estão em curso, como também permitir à sociedade ler, analisar e também sugerir novas experiências e linhas orientadoras para o programa municipal.

"Temos uma oportunidade única de aumentar o conhecimento histórico e potenciar a notoriedade da história e do património viseenses para além das fronteiras regionais”, referiu a Dr.ª Leonor Barata. A missão passa por dotar o Município de mais instrumentos e conhecimento aprofundado e estruturado para valorizar a história de mais de 2500 anos e o património cultural, material e imaterial, de Viseu.