Viseu Património promove balanço público a 19 de Abril

Resultados do retrato coletivo “Freeze Viseu” serão divulgados. 1º curso técnico para reabilitação de coberturas antigas avança

Na semana em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Município de Viseu promove, esta quarta-feira, 19 de Abril, um balanço público do projeto “Viseu Património”, no momento em que se cumpre já um ano de execução do respetivo plano de ação.

Pelas 17 horas, no Museu Nacional Grão Vasco, o coordenador científico do projeto, Raimundo Mendes da Silva, “devolverá” à comunidade os principais resultados alcançados nas várias “frentes de trabalho”. Em particular, serão apresentados informações importantes que resultaram do retrato coletivo “Freeze Viseu”, inédito à escala nacional, realizado em Novembro passado, a 486 edifícios do Centro Histórico de Viseu, que envolveu mais de180 profissionais, professores e estudantes das áreas da engenharia, da arquitetura e do património, vindos de todo o país.

Precisamente 5 meses depois, serão assim divulgadas publicamente conclusões desse inventário participativo do edificado do Centro Histórico, assim como as suas consequências no desenvolvimento do projeto de caracterização do património material e imaterial de Viseu.

Nessa sessão serão também anunciados os vencedores do concurso fotográfico “Freeze Viseu”, resultantes de uma seleção e avaliação das imagens submetidas por um vasto conjunto de participantes do evento.

Também esta quarta-feira, 19 de Abril, inicia-se o primeiro módulo de uma formação técnica e rápida sobre reabilitação de coberturas tradicionais de madeira em centros históricos. Neste primeiro módulo, serão especialmente tratadas características específicas das coberturas e telhados do Centro Histórico de Viseu.

Esta iniciativa, promovida no âmbito do projeto Viseu Património, é especialmente dirigida a engenheiros civis, arquitetos e outros profissionais ligados ao setor da reabilitação, e visa contribuir para a formação de “boas práticas” na reabilitação sustentável do edificado histórico de Viseu. Mais informações poderão ser obtidas no site www.cm-viseu.pt ou através do email Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O projeto “VISEU PATRIMÓNIO” foi lançado em Fevereiro de 2016, com o horizonte de desenvolvimento até 2024, tendo em vista o conhecimento, a proteção e a valorização do património cultural, material e imaterial, da cidade de Viseu e da sua história profundamente ligada à ideia de nacionalidade.

Entre as medidas previstas para a 1ª fase deste projeto estão o levantamento do estado de conservação do edificado do centro urbano antigo, a definição e adoção de “boas práticas” de reabilitação sustentável, a criação de um serviço de apoio aos moradores, proprietários e investidores, e o acompanhamento de proximidade a projetos de reabilitação que possam constituir referenciais exemplares e pedagógicos, no âmbito do qual se destaca atualmente o edifício do antigo Orfeão de Viseu.