Património Cultural

Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques

Instalado na Casa do Miradouro, este serviço municipal agrega a Coleção Arqueológica José Coelho, a reserva arqueológica, o gabinete de apoio à investigação e acolhimento de investigadores, o centro de documentação e o serviço de mediação e educação patrimonial.

Por outro lado, o Polo assegura outras valências relevantes como o aconselhamento e acompanhamento especializado de intervenções arqueológicas, nomeadamente de iniciativa municipal, e um plano de valorização museológica, integrado no projeto do Museu de História da Cidade.

A Reserva Municipal agrega todo o espólio resultante de trabalhos arqueológicos realizados e a realizar na área do concelho de Viseu, tanto os promovidos pela autarquia como por outras entidades ou investigadores. No fundo, pretende ser a "casa-mãe” de todos os materiais e achados dispersos, muitas vezes em armazéns particulares, mas que, desta forma, podem ser devidamente estudados, tratados e valorizados do ponto de vista patrimonial.

Neste contexto, o Município de Viseu aprovou um acordo de cooperação com a Direção-Geral do Património Cultural para o desenvolvimento do Polo Arqueológico de Viseu, designadamente das funções de gestão da reserva arqueológica. A iniciativa conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Centro.

Através deste protocolo, o Polo Arqueológico passou a assumir uma gestão direta - e mais autónoma - do património arqueológico do concelho.

No conjunto de material já recebido estão achados resultantes de intervenções arqueológicas no concelho de Viseu das épocas pré-romana (Idade do Ferro), romana, medieval e moderna. Nesse âmbito, consta o espólio das intervenções promovidas por João Inês Vaz a partir dos finais dos anos 80, nomeadamente nas escavações no Centro Histórico e no Castro de Santa Luzia.

Clique aqui para visitar virtualmente o Polo Arqueológico de Viseu - Projeto PAV360

Informações Úteis

Casa do Miradouro